03 maio 19
Sustentabilidade

T

António Falcão certifica com etiqueta os fios reciclados

Ciente de que as preocupações ambientais, que são uma das traves mestras do grupo António Falcão, devem ter consequência ao nível do negócio, a administração decidiu criar novas etiquetas que, por um lado, tornem essas preocupações evidentes ao cliente final e, por outro, cumpram uma função de certificação das peças que passam a ostentá-las.

António Falcão, administrador do grupo, disse ao T Jornal que as novas etiquetas acabam por surgir da vontade dos clientes que usam as soluções ambientalmente sustentáveis da empresa em termos de fios em tornar esse uso numa mais valia. Para além desta vertente de negócio, “a nova etiqueta funciona também como uma certificação de que determinado produto é produzido com o recurso a materiais reciclados”, refere ainda António Falcão.

A Falcão Fibras desenvolveu fios de poliamida e poliester reciclados usando as garrafas de água de plástico transparente, ou PET, como matéria-prima. Produzidos com elastano reciclado em cru ou com cores, os novos fios juntam-se ao Amni Doul Eco, poliamida degradável – solução ecológica, um produto de alto desempenho que também respeita o meio ambiente em todo o seu ciclo de vida, contribuindo para uma redução geral do desperdício têxtil.

O grupo têxtil de Barcelos tem seguido uma estratégia de investimentos em tecnologia para desenvolver produtos cada vez mais técnicos e inteligentes. Pioneiro na produção de fios reciclados usando como matéria prima desperdícios de plástico, “as áreas da sustentabilidade são centrais para o grupo”, que investiu na reconversão de algumas máquinas para poderem passar a usar fios reciclados.

A estratégia motivou mesmo a criação de uma marca própria, a Ecofiber’s, que tem tido grande aceitação no mercado. “Os fios oriundos de material reciclado são cada vez mais procurados pelo mercado, e a Têxtil António Falcão não podia deixar de dar resposta”, disse o administrador do grupo.

Partilhar