07 maio 19
Indústria

T

Angola quer recuperar Satec, África Têxtil e Textang II

O Estado angolano quer recuperar e colocar em funcionamento as empresas têxteis Satec, África Têxtil e Textang II, concluídas entre 2013 e 2015, e que se encontram em estado de paralisação ou semi-paralisação. A decisão foi assumida pelo Presidente de Angola, João Lourenço, e por ele comunicada no discursar de abertura do I Fórum das Câmaras de Comércio e Indústria de Angola.

João Lourenço lembrou que a recuperação destas indústrias levou o Estado a contrair um endividamento de 1,16 mil milhões de dólares, mas até agora não funcionam em condições, apesar de agregarem um potencial de geração de mais de 2.400 postos de trabalho diretos e três mil indiretos.

“Todas estas medidas, se tomadas com transparência e determinação, contribuirão para melhorar o ambiente de negócios, aumentarão a confiança dos investimentos e os níveis de investimento privado”, salientou João Lourenço, citado pelo Jornal de Angola.

O Chefe de Estado reconheceu que a banca não tem estado à altura de satisfazer o sector empresarial privado no que diz respeito à disponibilização de crédito – tendo anunciou que o Deustche Bank tem disponível uma linha de financiamento de mil milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros) destinados à dinamização do sector privado, principalmente o produtivo.

João Lourenço recordou ainda que uma das estratégias do executivo que dirige é a substituição de importações pela produção nacional – sendo que se infere pelas suas palavras que o setor têxtil pode ser um dos que será contemplado com este reposicionamento.

Partilhar