01 Setembro 20
Indústria

T

Angola quer posição internacional no setor têxtil

A indústria têxtil de Angola poderá produzir 200 mil toneladas de fibra de algodão por ano, sendo 50% para exportação. A conclusão  resulta do Estudo da Cadeia de Valores do Sector do Têxtil, Vestuário e Calçado de Angola, indicando ainda que devem ser criados cerca de 200 mil empregos directos e indirectos.

Os sectores têxtil, vestuário e calçado angolanos colocaram como meta gerar, até 2025, receitas de cerca de 1,2 mil milhões de euros (87,9 mil milhões de kwanzas), de acordo com o estudo da responsabilidade do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI).

Para os responsáveis do PRODESI, o desafio é tornar o país num player significativo no mercado internacional na produção de t-shirts (principalmente no segmento do algodão orgânico) – área em que o país está, do ponto de vista das exportações, ausente, apesar de 32% da produção mundial ser comprada pela Europa.

“Angola tem um potencial muito significativo para revitalizar o sector têxtil, vestuário e calçado, de forma a satisfazer a procura interna e internacional”, pode ler-se no referido estudo, que avança ainda a possibilidade de “a mudança no sector têxtil global fornecer novas oportunidades para Angola se tornar num player internacional”.

Há já ações em curso para alinhar o país neste segmento. Assim, está a ser feiro um diagnóstico do curso superior de Design de Moda do Instituto Superior de Artes (ISART), para a adequação dos conteúdos académicos às reais necessidades de mercado – com a participação de especialistas brasileiros e o apoio da Associação das Indústrias Têxteis de Confeção e Calçados (AITECA).

Surgiram entretanto vários projectos de instalação de mini-fábricas têxteis modulares para a produção de matérias-primas e para a exploração da confeção de algodão orgânico para o mercado europeu. Para além dos especialistas brasileiros, Angola está também a procurar ativamente parcerias de negócio com investidores do mesmo país.

Partilhar