28 junho 19
Moda

Cláudia Azevedo Lopes

Anabela Baldaque dá Pano para Mangas este sábado

É já este sábado, dia 29 de Junho, que o projeto Pano para Mangas, da autoria da estilista Anabela Baldaque, regressa para mais uma edição, desta vez com a colaboração do artista plástico Albuquerque Mendes. O evento coincide com as Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda, no Bairro das Artes, onde se insere o estúdio, uma confirmação de que a roupa, muito mais do que apenas trapos, pode também ser uma obra de arte.

A premissa é simples: a estilista desenha peças em tecido cru e convida um artista a intervir nelas. Desta vez coube a Albuquerque Mendes, que, revelou Anabela Baldaque ao T, “aceitou de imediato o desafio”.

Só faltava então definir o que criar. “Divagámos imenso sobre qual seria a peça feita por mim em pano-cru. Falou se de um fraque… mas terminámos com a ideia que iríamos fazer um corpete de lingueiros. Um peça que não consta nas minhas coleções, e daí também ter sido um imenso desafio de entender todo o historial de um corpete…”, conta a estilista.

FullSizeRender

“Não me saiam da cabeça as palavras do Alburquerque a dizer-me que a Agustina Bessa-Luís comprava os seus lingueirões em Paris! Histórias e mais histórias”, completa.

A primeira fase deste desafio teve lugar no dia 19 de Janeiro e teve como artista convidada Ana Vidigal, que fez a sua intervenção ao vivo no estúdio e originou a peça A Bela e a Montra.

Os artistas Francisco Laranjo e Paulo Cássio também já passaram pelo projeto, que teve início em final de 2018 quando Anabela Baldaque inaugura o Bela Balda Studio, uma loja e espaço de experimentação onde a estilista pudesse dar asas a “ideias e sonhos que tenho vindo a maturar ao longo do tempo”, revelou ao T.

Partilhar