14 Novembro 19
Online

T

Amazon e Puma lançam marca desportiva em conjunto

A gigante norte-americana de vendas online Amazon e a Puma, grupo alemão de artigos desportivos, assinaram um acordo para o lançamento conjunto de uma nova marca de vestuário desportivo a que chamaram Care Of, disponível apenas na plataforma online. É a primeira vez que a Amazon cria uma marca nova em colaboração com outra empresa.

Segundo a imprensa especializada, estima-se que a divisão de moda da Amazon represente entre 10% e 20% do volume de negócios total da empresa e que o grupo deverá duplicar as suas vendas de moda até atingir os 71.900 milhões de euros. A Amazon foi fundada nos Estados Unidos por Jeff Bezos em julho de 1994. A empresa começou inicialmente como um mercado online de livros, mas rapidamente expandiu para a venda de artigos  eletrónicos, software, videojogos, roupa, móveis, agroalimentar, brinquedos e jóias – em suma: tiudo. Em 2015, a Amazon superou a Walmart como a cadeia comercial mais valiosa dos Estados Unidos e continua nessa posição.

Fundada em 1948 pelo empresário alemão Rudolf Dassler, a Puma ganhou grande destaque a partir do momento em que começou a calçar grandes praticantes de futebol. O ‘eterno’ brasileiro Pelé foi dos primeiros a mostrar ao mundo para o que serviam (nos seus pés) as chuteiras da marca. A produção inicial estava centrada no calçado de tecido, mas a empresa rapidamente enveredou pela produção de roupa e acessórios, o que a transformou numa multinacional com um volume de negócios acima dos mil milhões de euros e mais de 11 mil colaboradores.

A junção destas duas potências numa marca conjunta promete ser um acontecimento que irá com certeza influenciar o mundo planetário do consumo de artigos desportivos – um dos segmentos do negócio de roupa com maior potencial de crescimento nos anos mais próximos.

Partilhar