27 abril 20
Indústria

T

AEP quer 10 mil milhões para a reindustrialização

Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), quer fazer regressar a reindustrialização ao topo da agenda política, e para isso vai entregar ao Governo um ambicioso projeto de reindustrialização, que prevê um financiamento da ordem dos 10 mil milhões de euros, oriundos do Portugal 20/20 e do seu congénere 20/30.

Segundo o Jornal Económico, o presidente da AEP quer, “no âmbito do Portugal 20/20, realocar de imediato 20% das verbas não executadas (ou seja, cerca de 2,9 mil milhões de euros) para apoio ao investimento industrial privado. O apoio a atribuir às empresas deve assumir a forma de subvenção não reembolsável, com taxas de cofinanciamento de 100% ou muito próximas de 100%”.

Por outro lado, e como complemento a AEP quer agregar, no âmbito do Portugal 20/30 (Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027), mil milhões de euros por ano durante o período de vigência do programa – sete mil milhões no total – para garantir um forte apoio à reindustrialização do país”.

Entretanto, a AEP criou o Serviço Covid, que ao fim de um mês prestou já apoio a mais de 500 empresas, disponibiliza formação online sobre medidas de apoio e e webinars gratuitos sobre questões práticas decorrentes da nova realidade e está a fazer candidaturas aos incentivos criados para mitigar os efeitos da pandemia.

A associação está também a divulgar um conjunto de e-books que ajudam as empresas repensar e adaptar estratégias que passam pelo digital e a promover encontros de negócios online, pré-agendados e de forma gratuita. O matchmaking virtual Textile Connect é já o próximo a acontecer

Partilhar