02 abril 20
Empresas

T

AEP e Ordem dos Médicos propõem hospital de campanha

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e a Ordem dos Médicos apresentaram ao Ministério da Saúde, no âmbito da iniciativa ‘SOS – Coronavírus’, um projeto para um hospital de CAMPANHA, “que a ser construído será único no país por permitir acomodar enfermarias de pressão negativa, adequadas ao tratamento de infetados com a Covid-19”, refere a associação em comunicado.

O protocolo celebrado entre a AEP e a Ordem dos Médicos, no âmbito projeto” tem como um dos objetivos identificar necessidades e avaliar as prioridades na aplicação dos recursos financeiros, infraestruturais, materiais e humanos que o projeto necessite”.

Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “a grave situação que Portugal está a viver fez com que a AEP celebrasse um protocolo com a Ordem dos Médicos, no sentido de identificar os recursos necessários para minorar os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus em Portugal”. Neste âmbito, a AEP “assegura a identificação e a coordenação das empresas que possam associar-se e apoiar este projeto que deverá ser liderado pelas autoridades de Saúde e pela Ordem dos Médicos”, refere o comunicado.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, explica que “a ideia é que o hospital seja modular, isto é, que veja a sua capacidade aumentar em função das necessidades da pandemia. Na primeira fase de arranque seriam disponibilizadas 48 camas, podendo o número ser alargado sucessivamente até às 624 camas”.

A campanha ‘SOS – Coronavírus’, uma iniciativa da AEP que teve início no dia 13 de março, para “a angariação de fundos, cujos montantes serão atribuídos atendendo às necessidades existentes no País, num processo articulado com a Ordem dos Médicos”. As ajudas tanto podem  ser através de contribuição financeira como da doação de produtos, podendo encontrar toda a informação sobre como proceder ou montantes já angariados em sos-coronavirus.pt

Partilhar