20 Fevereiro 2017
Sustentabilidade

T

Adidas vai fazer um milhão de sapatilhas através de plástico reciclado

A Adidas, em conjunto com a Parley for the Oceans,  uma ONG que tem como objetivo transformar a proteção ambiental numa atividade lucrativa para as grandes empresas, vai fazer pelo menos um milhão de sapatilhas até ao fim de 2017 usando plástico reciclado.

A parceria entre as duas entidades já não é nova: em 2016 a marca desportiva lançou sete mil pares de sapatilhas, numa edição limitada desenhada por Alexander Taylor. As Adidas Ultra BOOST Uncaged Parley  foram feitas através de materiais recolhidos numa viagem de 110 dias à costa oeste de África, onde maioritariamente se recolheram redes utilizadas por pescadores ilegais. Cada  par custava 220 dólares e utilizava onze garrafas de plástico, transformadas em fios, sendo que a sola era constituída por resíduos de garrafas PET.

Em Novembro de 2016 também o Bayern de Munique e o Real Madrid se juntaram à causa, usando equipamentos feitos a partir do mesmo material em jogos.

Segundo um relatório do Fórum Económico Mundial, divulgado em Janeiro do ano passado, se a utilização de plástico se mantiver nos níveis de hoje, em 2050 haverá mais quilos de plástico do que de peixes nos oceanos.

Partilhar