11 Janeiro 18
Internacionalização

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A veia exportadora da moda nacional no Porto Canal

As marcas portuguesas apontam cada vez mais aos mercados externos. Nas feiras internacionais ou através dos agentes e distribuidores, a moda nacional vai alargando o seu mapa de influência. No segundo episódio da série “Têxtil Português” o Porto Canal fez o retrato deste processo expansionista e mostra alguns casos de marcas bem-sucedidas além fronteiras.

Lion of Porches, B.Simple, SMF, Dr.Kid, Cotton Brothers, Carolina Bernardo, Cristina Barros, Pé de Chumbo, Goa Goa, Kitess e Concreto são as marcas que o Porto Canal visita, num percurso entre a Momad Madrid e a Première Vison Paris. E é a partir destas duas feiras que é redesenhado o processo de constante internacionalização protagonizado por alguns nomes da moda nacional.

“Internacionalizar é uma obrigação” reitera José Armindo Ferraz, CEO da Inarbel e dono da marca de roupa infantil Dr.Kid. Uma ideia que é partilhada pelos vários empresários do sector têxtil que foram entrevistados pela série televisiva. Os constrangimentos do mercado nacional e a vulnerabilidade a crises económicas obriga cada vez mais marcas e empresas a lançarem-se aos mercados internacionais, como garantia de maior crescimento e segurança.

Um percurso que exige investimento, recursos humanos qualificados e uma estratégia bem definida. “São processos complexos e exigentes. Tem de ser quebrada alguma acomodação e assumido o risco” afirma Paulo Vaz, director-geral da ATP.

Perante as dificuldades, muitas empresas nacionais recorrem a projectos de promoção, como é o caso do “From Portugal”, organizado pela Associação Selectiva Moda e pela ATP, com o objetivo de levar empresas portuguesas a feiras internacionais. Por ano, cerca de 400 empresas marcam presença nas principais capitais mundiais com o apoio deste projecto.

Veja aqui o segundo episódio do programa do Porto Canal:

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