28 fevereiro 19
Têxteis Técnicos

T

A Techtextil/Texprocess 2019 em 11 pequenos capítulos

A Messe Frankfurt aproveitou o MODtissimo para fazer a apresentação da próxima edição da TechTextil/Texprocess, duas feiras que cobrem toda a cadeia de valor da têxtil e decorrem de 14 a 17 de maio.

Em onze snacks informativos segue o que de mais relevante foi dito na conferência de imprensa por Michael Janecke (responsável pelas feiras de têxteis técnicos da Messe Frankfurt), Veronika Marz (VDMA) e Manuel Serrão (Selectiva Moda)   

Uma escola e farol para a nossa ITV. “Feiras como a Techtextil e a ISPO foram fundamentais para, num momento de crise, ajudarem as empresas portuguesas a verem que o caminho a seguir para garantir sobrevivência e sucesso, era a subida na cadeia de valor e a aposta em produtos cada vez mais inovadores, técnicos e funcionais”, afirmou o CEO da Selectiva Moda.

O efeito calçadeira do From Portugal. “A existência de um pavilhão From Portugal facilita imenso as estreias e primeiras participações das nossas PMEs, que beneficiam assim do efeito calçadeira de estarem a expor em conjunto com as empresas maiores e com mais experiência nestas andanças”, nota Manuel Serrão.    

Mesmos expositores, mais espaço. Portugal terá 25 expositores na Techtextil (os mesmos que em 2017, e mais cinco que em 2015) e três na Texprocess (cinco em 2017 e 2015). O número de expositores na Techtextil mantém-se mas o espaço ocupado vai aumentar.  Há dois anos foram recenseados 397 visitantes portugueses na Techtextil (324 em 2015) e 434 na Texprocess (369 em 2015).

Novo recorde. Só em finais de março haverá números definitivos, mas já é certo que será barbudo o recorde do numero de expositores. Na edição de 2017, estiveram presentes 1 789 expositores, de 66 paises, e 47 500 visitantes de 114 nações

Exportações da UE duplicaram. As exportações europeias de têxteis técnicos já ultrapassaram os 20 mil milhões de euros, tendo duplicado desde 2004.

Texprocess, as tendências. O processo de reshoring da produção na Europa está em curso, garante Veronica Marz, da VDMA –  Textile Care, Fabric and Leather Techonologies, mas é obrigatório acompanhar as tendências pesadas deste movimento: micro-fábricas, impressão digital, produção sustentável e produtos sustentáveis, não perdendo o comboio da industria 4.0: inteligência artificial, big data, costumização, automação, digitalização da inteira cadeia de valor e machine learning.   

… os próximos passos.  Qual é o pano de fundo para a próxima Texprocess? Veronica Marz responde, inventariando os próximos passos: “O que o consumidor quer são produtos individualizados, ciclos de moda mais curtos, e sustentabilidade, com uma cadeia de fornecimento rastreável e transparente, a produção sustentável, e produtos sustentáveis. Para corresponder a estas preocupações do consumidor, a indústria tem de garantir ciclos de produção mais curtos, estar mais próxima do consumidor e fazer face a maiores custos de distribuição, escassez de mão de obra e custos laborais a crescer”.

… e as soluções. Automação/robotização e digitalização – desenvolvimento de produto 3D, redes de corte, handling e software, manutenção preventiva, realidade aumentada e novos modelos de negócio.

China lidera ranking mundial. A China lidera o Top Ten dos maiores fornecedores mundiais de fornecedores de equipamento para vestuário e costura, seguida pelo Japão e Alemanha.

Alemanha é o nosso principal fornecedor. A Alemanha é o principal fornecedor de maquinaria têxtil, seguida, de longe, por Itália e Espanha. A China está fora do pódio, em quarto lugar.

Oiça um bom conselho. A Techtextil/Texprocess é uma feira enorme, com milhares de m2, expositores, micro-fábricas, fóruns, etc, etc. Michael Janecke, que sabe do que está a falar, aconselha os visitantes a investirem um mínimo de dois dias na feira e a prepararem antecipadamente a deslocação, agendando reuniões e definindo a sua agenda com precisão com a ajuda das informações disponíveis no site da Messe Frankfurt. O tempo é dinheiro – e por isso não deve ser desperdiçado.

Partilhar