14 maio 19
Sustentabilidade

T

A. Sampaio, Lipaco e Penedo estão no quadro de honra

Três empresas portuguesas  – A. Sampaio, Lipaco e Penedo – fazem parte do diretório sustentável da Techtextil/Texprocess, elaborado pela primeira vez a partir da seleção feita por um grupo de especialistas internacionais.

Chamar a atenção para as práticas e credenciais de alguns dos seus expositores foi o objetivo da Messe Frankfurt. O júri fez a selecção a partir das provas concretas de práticas sustentáveis apresentadas pelas empresas.

No total, constam deste quadro de honra 47 empresas, sendo que o maior contingente é o alemão – com 11 seleccionadas. Portugal, um pequeno país que não tem expressão percentual quando se fala do número global de expositores (40 em 1.818), já ganha relevo nesta selecção de empresas mais avançadas, com uma presença idêntica à da nações muito maiores, como a Turquia (quatro presenças), França e Itália (três cada, tal como nós) ou Espanha (duas).

“Se há uma questão fulcral a destacar neste momento é a sustentabilidade, ou seja o que temos de fazer para gastar menos água e químicos nos processos de tingimento, como havemos de reduzir o consumo de energia, por forma a tornar o mundo melhor para a humanidade e as gerações vindouras”, afirmou Elgar Straub, diretor geral da VDMA, a associação alemã dos fabricantes de máquinas e tecnologia, na conferência de imprensa de nick-off da Tectextil/Texprocess.

“A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para passar a ser uma prática comum no dia a dia das empresas”, acrescentou, na ocasião, Olaf Schmidt, vice-presidente da Messe Frankfurt para a área têxtil.

Partilhar