20 Setembro 2017
Feiras

Jorge Fiel

À primeira vista uma feira fantástica

À primeira vista, a Première Vision (PV), que abriu ontem e encerra amanhã, vai ser uma feira para mais tarde recordar para a esmagadora maioria dos 41 expositores portugueses que têm os stands espalhados por três halls (4, 5 e 6) do Parque de Paris Villepinte, que acolhem diferentes declinações da ITV – tecidos, fios, acessórios, fios, malhas e manufacturing.

A SMBM, que acaba de estabelecer uma parceria com Susana Bettencourt, estreou-se com o pé direito na PV, ao ver cinco dos seus fios eleitos para estarem expostos no Fórum de Tendências da feira.

A A.Sampaio & Fihos ganhou a sua primeira nomeação para os PV Awards, com um  mistura de algodão orgânico, reciclado e caxemira, enquanto a Riopele acumulou ao seu longo currículo mais uma eleição para este prémio, com um tecido 100 % feito com tencel, um look espectacular e uma fluidez que lhe é dada pelo acabamento (na foto, o comercial Carlos Costa exibe a peça nomeada).

E quando nos cruzamos nos intermináveis corredores da feira com Carlos Serra e lhe perguntamos com está a correr a feira, ficamos a saber que a meio da tarde do primeiro dia o stand da Troficolor já tinha recebido mais de 70 clientes – e que oito amostras da empresa da Trofa foram seleccionadas, sendo que uma delas está exposta no Fórum.

O otimismo reina um pouco por todo. Honorato de Sousa estava radiante, pois logo pela manhãzinha, sem que nada o fizesse prever, tinha entrado pelo stand da Carjor dentro,  um comprador de uma marca francesa de topo, de roupa para bebé, que depois de “dar umas cambalhotas no Oriente”, resolveu voltar a ser cliente da empresa de Santo Tirso.

A organização da feira também está satisfeita, pela subida de 3% no número de expositores, que atingiu os 1 954 e o sucesso que está a ter no desenvolvimento da oferta no segmento de sourcing.

Ou seja, as estatísticas oficiais da PV desmentem, pela menos à primeira vista, os rumores de que os atentados terroristas em Paris estão a afastar os compradores americanos e alemães dos salões têxteis realizados na capital francesa –  um diz que disse confirmado por alguns dos expositores portugueses (a Gierlings Velpor recebeu no primeiro dia uma anormalmente elevada quantidade de compradores britânicos) e desmentido por outros.

Na realidade, a PV decorre num clima de perfeita normalidade, apenas quebrado, de quando em vez, pelo susto do barulho de rebentar de um ou outro dos enormes balões brancos que decoram o recinto.

Partilhar