28 fevereiro 19
Modtissimo

T

A Porto Fashion Week para além do MODtissimo

O MODtissimo é a âncora e o mais vistoso de todos os eventos da Porto Fashion Week, que começou no sábado de manhã com a publicação das fotos do concurso de Garrafas e Copos de Vinho do Porto, continuou à tarde com a Fashion Parade, regressou 2ª feira com o novo Fashion Out of the Box e prosseguiu 4ª feira, no aeroporto Francisco Sá Carneiro com a exposição dos 20 coordenados do PFN.

IMG_2703

Port Wine Fashion – Os copos são a novidade deste concurso que já é um clássico da Semana de Moda no Porto, em que os concorrentes respondem ao desafio de vestir garrafas de vinho do Porto, cedidas pela AEVP.

Nesta edição, estão a concurso seis copos e mais de duas dezenas de garrafas, cuja nudez foi artisticamente coberta. No segmento copos, a votação decorre online, no Instagram, fechando hoje. Na categoria de garrafas, os vencedores são escolhidos por um júri. Em março, em lugar a designar, copos e garrafas serão expostos de modo a poderem satisfazer ao vivo a curiosidade do público.         

IMG_6412

Fashion Parade – Na tarde de sábado, com largada da 2º edição Fashion Parade, que teve os Clérigos como ponto de partida, por volta das 16 horas, e o Vogue Café como chegada, com metas volantes na praça dos Leões e Aliados. O pelotão, constituído por uma centena de alegres foliões, representativos de toda a fileira da moda (escolas, empresas, lojas, etc) aproveitou a proximidade do Carnaval para se apresentar com elementos ligados a esta quadra festiva.

IMG_7729

Fashion Out of the Box – Ao fim da tarde de 2ª feira, 20 pessoas previamente inscritas (o numerus clausus definido para o evento) fecharam-se no Big Bad Bank (o cofre revestido a alcatifa do Zero Hotel, na rua do Ateneu Comercial do Porto, em frente ao Abadia) no âmbito do Fashion Out of the Box, uma estreia desta edição da Porto Fashion Week.

Fechados dentro de um cofre, rodeados de centenas de maços de notas falsas com o valor nominal de zero dólares (cada maço pode ser comprado mediante o pagamento de seis euros), os 20 inscritos ouviram, não se inibindo de meter as suas colheradas, quatro convidados, estranhos ao mundo da moda, discorrerem sobre objetos que iam sendo sucessivamente tirados de dentro de uma caixa – umas ceroulas, um tecido aos quadrados, um lenço, enchumaços, etc, etc.

O bando dos quatro do Out of the Box era constituído por Ana Andrade, professora de Filosofia na Universidade Católica, Susana Mesquita, fisioterapeuta, João Paulo Madeira (aka Jimmy), empregado nº 1 do Zero Hotel, e Tiago Gomes Santos, historiador canhoto, nascido a 29 de fevereiro e daltónico.

IMG_0830 1

Portuguese Fashion News – Por último, os coordenados de alunos de todas as escolas de design do país a concurso no PFN – Portuguese Fashion News estão expostos no recinto do Modtissimo no piso das partidas do aeroporto.      

Partilhar