08 Janeiro 18
Feiras

T

A onda de optimismo vivida no espaço Guest Nation da Pitti Uomo

É com uma confiança renovada e um optimismo suplementar que os expositores portugueses vêm o reconhecimento atribuído à moda nacional na Pitti Uomo. Portugal é o país convidado na 95ª edição da feira, que abre as portas esta terça-feira, e as oito marcas que integram o fórum “Guest Nation” beneficiam não só de um espaço privilegiado mas também de uma campanha de promoção concebida pela própria organização da feira.

Caiágua, Ecolã, Hugo Costa, Ideal & Co, Labuta, Nycole, Poente e Westmister são as oito marcas portuguesas que integram o espaço “Guest Nation”, na Pitti Uomo, em Florença, onde Portugal conta ainda com a presença da +351 Designed in Lisbon, da Mano Studio e da Dielmar, numa comitiva organizada pela Associação Selectiva Moda, ao abrigo do projecto “From Portugal”.

Para além do reconhecimento atribuído à moda nacional, o convite da organização da feira é uma oportunidade ímpar para Portugal mostrar o melhor da produção nacional. “Ser a Guest Nation desta edição é extremamente importante para as marcas presentes e para o país num sentido mais geral, visto apresentar uma face de Portugal onde a criatividade e a autenticidade são valores fundamentais”, explica José Lima, co-fundador da Ideal & Co, marca especializada em produtos em pele e uma das figuras do espaço.

O título de país convidado ganha uma notoriedade ainda maior tendo em conta que a Pitti Uomo é uma das principais feiras internacionais de moda masculina, onde em todas as edições são esperados milhares de compradores, um pouco de todo o mundo. “Portugal está definitivamente na moda e temos de saber aproveitar o momento, a Pitti Uomo é uma feira tão emblemática e elegante como atractiva” afirma Pedro Olaio, responsável do desenvolvimento de produto na Labuta, outra das marcas a integrar o espaço.

Para além do espaço de exposição, Portugal beneficia ainda de um plano de comunicação organizado pela própria feira, com as marcas da “Guest Nation” em destaque nas várias plataformas do evento (como no site da feira, por exemplo). Até quinta-feira, dia em que a Pitti Uomo fecha as portas, esperam-se assim dias de consagração para a moda nacional, mas também de esforços redobrados, com as marcas portuguesas a tentarem estabelecer o máximo número de contactos comerciais.

A participação das empresas portuguesas na Pitti Uomo é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020

Partilhar