28 fevereiro 19
MODtissimo 53

T

A melhor noticia foi não haver sinais de abrandamento

Novos recordes relativamente à área de exposição (mais 10% que na edição anterior) e mais compradores estrangeiros (crescimento superior a 20%) são boas notícias que ficam do MODtissimo 53 que encerra hoje, às 19 horas, no piso das partidas do aeroporto Sá Carneiro. Mas a excelente notícia é que não se registou qualquer sinal de abrandamento no movimento de um setor que cresce há dez anos consecutivos.

“É inegável que a conjuntura internacional é complicada e que a incerteza esteve presente em muitas conversas, mas não se notou o mínimo sinal de abrandamento no movimento, antes pelo contrário”, afirma Manuel Serrão, o CEO da Selectiva Moda, a organizadora do certame. 

“Depois de dois dias recheados de novidade, com o aumento de compradores vindos de todo o mundo, a nossa satisfação não podia ser maior”, conclui o diretor do certame.

O número de visitantes manteve-se estável, à roda dos seis mil, mas um indicador importante foi a acentuada subida no contingente de estrangeiros, que cresceu bem acima dos 20% – sinal que a ITV portuguesa continua a ser muito sexy aos olhos dos compradores dos outros países.

No primeiro dia, a nota dominante foi a forte presença de compradores espanhóis (a Espanha continua a ser, de longe, o nosso principal mercado, mas em 2018 sofreu uma queda), enquanto que hoje se ouviu falar mais alemão, russo e holandês nos corredores do MODtissimo 53, que decorreu sob o tema “Fashion is on the air”.

A visita de uma importante delegação marroquina, liderada pelo embaixador de Rabat em Lisboa e o presidente da AMITH (a congénere da ATP) e integrando 15 pessoas, foi outro momento alto do primeiro dia do MODtissimo.

“A leitura que devemos fazer desta visita é que Marrocos, um importante produtor de têxtil e vestuário, está interessado em estabelecer parcerias e aprender connosco, ou seja reconhece competência à nossa indústria e ao seu centro tecnológico para os ajudar a evoluir. Se fosse há uns anos atrás provavelmente não viriam ao Porto – iriam à Alemanha”, nota Manuel Serrão.

A edição 54 do MODtissimo já tem data e local marcados – 2 e 3 de outubro, na Alfândega do Porto – e a promessa em grande, numa versão revista e aumentada do Green Circle, depois de um tournée internacional muito bem sucedida que tocou Berlim (Neonynt) e Munique (Munich Fabric Start).

Daqui a um ano –  se o exponencial crescimento do fluxo de passageiros e da procura de espaço por operadores comerciais e da aviação assim o permitir – o MODtissimo estará de volta ao Sá Carneiro, para cumprir a sua edição 55.

“Os expositores e compradores estão muito satisfeitos com este blend entre uma edição no aeroporto e outro na Alfândega”, conclui Serrão.        

Partilhar