9 Julho 2018
Fibrenamics

T

A melhor forma de prever o futuro é criá-lo

A monitorização contínua de atletas e de militares através do vestuário foi uma das tendências debatidas na primeira edição das Ignite Sessions dedicada aos Materiais Avançados e promovida pela Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho, que decorreu no Paço dos Duques, em Guimarães, na semana passada.

A sessão teve casa cheia para ouvir falar de inovação, tendências de futuro e oportunidades de negócio, com Bruno Figueiredo, distinguido pela Forbes como uma das figuras com menos de 30 anos mais bem sucedidas do mundo na área da indústria, como orador principal desta sessão.

O CEO da Graphenest partilhou o seu conhecimento sobre o grafeno e o potencial deste material aplicável aos mais variados setores empresariais e que se traduz, por exemplo, na diminuição de peso em veículos.

A par desta questão o debate entre José Borges, Director CINAMIL – Military Academy Research Cente, André Bulhosa, Process Engineering Team Leader CAETANOBUS – Grupo Salvador Caetano, Tânia Calçada, Future Tech Area Manager SONAE e Raul Junqueiro, Head Of Smart Cities and Business Development DST Group abordou o que de melhor e mais inovador as empresas nacionais já estão a apresentar nas áreas da defesa pessoal, mobilidade, bem estar e infraestruturas.

Uma discussão alimentada pelas tendências que a unidade de Intelligence da Fibrenamics identificou e que se traduzem na possibilidade de monitorização em tempo real do estado de saúde de um militar em teatro de operações, na redução de peso dos veículos e consequente poupança de combustível ou mesmo nos materiais inteligentes aplicados às infraestruturas citadinas.

Depois dos Materiais Avançados, as Ignite Sessions regressam em novembro para uma segunda edição dedicada às tendências de futuro na área das Tecnologias.

Uma iniciativa que marca a nova fase da plataforma Fibrenamics (na foto, Raul Fangueiro, coordenador), onde o apoio estratégico à atividade das empresas é um dos principais pilares.

Partilhar