19 Abril 2018
Exposição

T

A maior obra escultórica têxtil

Chama-se “Ecos do Mar”, é executada com diversos materiais e tem por base as tradicionais Rendas de Bilros, e é esta tarde (15h) publicamente apresenta na Alfandega Régia de Vila do Conde. É uma obra artística de grandes dimensões, que vai integrar a exposição que a artista plástica Cristina Rodrigues inaugura em Tóquio, no Japão, a 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A cerimónia desta tarde conta com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, do director regional de cultura Norte, António Ponte e da presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz.

Com um aspecto cordiforme, 2,5 metros de altura e suspensa por fitas de cetim, é a maior obra até agora concebida pela artista portuense e executada com naperons das típicas Rendas de Bilros. Para a execução do trabalho a artista estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, que reuniu junto de rendilheiras do concelho dezenas de naperons de renda de bilros. A peça e foi já adquirida pelo município de Vila do Conde

“Um grande coração, cheio de laços de cetim que unem naperons de rendas de bilros e pretende não apenas ilustrar o sentimento que leva ao sacrifício de partir para o mar, independentemente das condições climáticas, mas homenagear a bravura dos que o fazem e dos que ficam e anseiam pelos seus regressos”, assim descreve Cristina Rodrigues a sua instalação de arte contemporânea “Ecos do Mar”.

Partilhar