20 maio 19
Têxteis técnicos

T

A LMA é a melhor amiga dos doentes acamados

Uma cobertura para colchão que é ao mesmo tempo respirável, termo-reguladora (aquece quando está frio, refresca quando está quente) e impermeável foi a grande novidade que a LMA apresentou a semana passada em Frankfurt, durante a edição 2019 da Techtextil.

Thermic é o nome da cobertura de colchão, desenvolvida em parceria com um laboratório inglês em resposta ao desafio feito à LMA por um cliente nórdico que fornece camas medicinais.

“A cobertura garante a um tempo uma forte circulação de ar, o que é essencial para o conforto das pessoas acamadas, e um levado grau de impermeabilidade que protege o colchão da incontinência, o que, à partida, eram factores contraditórios. Tem ainda uma regulação térmica. Requer alguma engenharia conjugar estes três factores no mesmo substrato”, explica Manuel Barros, diretor executivo da LMA (na foto a demonstrar as propriedades da cobertura ao secretário de Estado da Economia).

Apesar do produto estar a ter uma excelente receptividade, Manuel Barros admite aditivar ao Thermic novas funções, como por exemplo, propriedades cicatrizantes (para o caso de doentes com chagas), anti-baterianas ou anti-ácaros.

Os clientes apresentam desafios à LMA e ela responde, satisfazendo-lhes as necessidades – eis uma história que se repete. Outro caso recente, que também esteve em destaque na Techtextil, foi o do protetor das radiações de telemóvel distinguido com o iTechStyle Award para melhor tecido.

As conclusões de um estudo, que responsabilizava o uso do telemóvel no bolso das calças por um aumento de 30% a 40% na infertilidade masculina, levou uma marca nórdica a desafiar a LMA a inventar um tecido que resolvesse o problema.

“Conseguimos um tecido com uma barreira à radiação, uma proteção que chega aos 95% da onda eletromagnética, que pode ser utilizada não só no tecido dos bolsos das calças mas também dos casacos, para quem tem pacemaker”, conta Manuel Barros, acrescentando uma outra utilidade para esta inovação – o seu uso em cuecas, que implica alguma engenharia para resolver o antagonismo entre a rigidez das fibras de proteção e a flexibilidade exigível para o conforto indispensável a uma peça de vestuário tão íntima. 

Partilhar