02 maio 19
Livro

T

A história da humanidade vista pelos trilhos da moda

Inegavelmente, a moda é um sinal dos tempos: a forma como os homens e as mulheres se vestiram ao longo dos séculos traça vários itinerários, sendo que o mais importante nem sequer será o do apuro estético. A moda acompanhou a evolução tecnológica da humanidade, mas principalmente é um registo do desenvolvimento do enquadramento sociológico que está por trás das relações humanas.

É nessa medida que um livro agora publicado pelos historiadores franceses Denis Bruna e Chloé Demey e que retrata a história da moda desde a Idade Média (Histoire des modes et du vêtement – Du Moyen Âge au XXIe siècle, disponível apenas em francês) é muito mais que um mero repositório de desenhos e fotos do que já passou.

Até porque são poucas são as publicações que tentam tratar a moda de forma global. Desde a publicação do clássico História do Vestuário no Ocidente, escrito pelo francês François Boucher em 1965, poucas foram as obras completas, que escaparam ao paradigma do mero folheto de divulgação. Denis Bruna e Chloé Demey, professores da Escola do Louvre, reuniram jovens investigadores para ‘produzirem’ um livro de mais de 500 páginas e 400 imagens, que percorrem seis séculos de hábitos do vestuário.

O ponto de partida é algures no início do século XIV, e não é por acaso: até aí, homens e mulheres vestiam-se mais ou menos de igual forma e talvez tenha sido por essa data que as questões de género passaram a ser importantes. A partir daí tudo mudou e o conhecimento dessa mudança é também uma forma de saber porque é que cada um de nós se veste da forma como se veste.

Moda 4

Partilhar