30 Maio 2018
Arte

T

A. Ferreira & Filhos brilha na bienal de Veneza

É pelas mãos da A.Ferreira&Filhos que o engenho e arte do têxtil nacional estão presentes na Bienal de Veneza. A empresa têxtil de Vizela participou na concepção do espaço “Isoropia”, com novas soluções de arquitectura, que até já mereceu a admiração de famosos como Norman Foster.

São 41 painéis de malha multi-estruturada, com diferentes formas e desenhos, sem cortes nem costuras, totalmente produzidos à medida para a 16.ª edição da exposição de arte de Veneza e que estão em exibição até 26 de novembro. Foi com este projeto, integrado no consórcio encabeçado pela CITA – Centro para a tecnologia de informação e arquitetura, que a A. Ferreira & Filhos (AFF) levou o têxtil nacional a uma das maiores exposições de arte do mundo.

Noel Ferreira, CEO da AFF, explica que o objetivo do projeto “foi mostrar a capacidade inovadora e tecnológica da empresa”. Ao departamento de inovação e desenvolvimento da AFF coube toda a programação, desenvolvimento e execução de modelos de design computacional têxtil: “foi um processo demorado, de várias semanas, que envolveu várias pessoas e máquinas e que nos obrigou a testar e experimentar cada modelo várias vezes”.

Nos primeiros dias em exposição, o espaço “Isoropia”, que pretende apresentar novas soluções para a arquitetura, recebeu já várias visitas, entre elas, a do ilustre arquiteto Normam Foster, que não resistiu a partilhar os painéis da AFF na sua conta de Instagram.

norman foster

Partilhar