07 Setembro 2018
Lançamento

T

A classe empresarial têxtil do Vale do Ave em livro

O espírito empreendedor e sentido de sobrevivência dos empresários têxteis e a sua importância socioeconómica no desenvolvimento regional, são o tema central do livro que é apresentado na terça-feira, dia 11 de Setembro, em Guimarães. Uma obra que decorre do estudo académico que identifica os grandes empresários que souberam resistir ao vendaval da mudança de paradigma do sector têxtil.

Editado pela Afrontamento, “Os Empresários da Indústria Têxtil do Vale do Ave” é um livro que resulta da tese de doutoramento de Joaquim Lima pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  “Procura dar a conhecer a forma como se constituiu e reproduziu (e reproduz ainda) a classe empresarial têxtil no Vale do Ave”, refere o autor sobre o trabalho que é também “um contributo para o conhecimento e estudo de uma classe que vive a mudança do paradigma industrial, após a falência do modelo taylorista/fordista, ao mesmo tempo que renasce um novo saber-fazer têxtil, um novo habitus empresarial”.

Um estudo é também o resultado de oito anos de investigação “ao longo dos quais o autor teve a oportunidade de mergulhar no quotidiano de uma classe empresarial e de sentir o pulsar do seu espírito empreendedor, a sua importância socioeconómica no desenvolvimento regional, as suas reformulações, o seu sentido de sobrevivência, os problemas com a sucessão geracional”. Ou seja, expõe Joaquim Lima, “a reprodução de um saber-fazer e de um capital simbólico responsável pela reconfiguração do tecido económico” da região e da indústria têxtil.

Num ecossistema industrial que faz da complementaridade um factor de sobrevivência e de competitividade, o trabalho de Joaquim Lima não se fica pelas impressões ou análises gerais. Via à procura do concreto, do quem é quem, e identifica os protagonistas. São “os grandes empresários tradicionais, que resistiram à mudança e reinventaram o negócio têxtil; os empresários fashion associados ao sistema moda; os empresários private label da subcontratação proactiva, das soluções ou serviços de valor acrescentado no produto para o cliente; e ainda os empresários de garagem, que ocupam uma posição de dominados no interior da classe empresarial”.

Joaquim Lima, que acompanhou de perto os anos conturbados da crise enquanto assessor do presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, é licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, Mestre em “Filosofia em Portugal e Cultura Portuguesa” pela Universidade do Minho (1995-98) e Doutor em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2017). É também autor de diversas publicações e, além do envolvimento em projectos associativos, tem nos últimos anos sido responsável por vários projectos e iniciativas ligados ao desenvolvimento local e regional.

A cerimónia de lançamento do livro é no dia 11 de Setembro, terça-feira, pelas17h30, na sede da AMAVE – Associação de Municípios do Vale do Ave, em Guimarães, com apresentação de Virgílio Borges Pereira.

Partilhar