14 fevereiro 19
Comércio eletrónico

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38% dos portugueses já compram online e preferem o AliExpress

Cerca de 3,5 milhões de portugueses compram produtos e serviços através da internet, sendo que em 2017 o comércio eletrónico movimentou perto de 75 mil milhões de euros na economia portuguesa – de acordo com a edição de 2018 do Estudo da Economia Digital em Portugal, desenvolvido pela ACEPI em parceria com a IDC.

Em  2017, 76% dos portugueses utilizavam a internet, sendo que a percentagem da população que realizou compras online chegou aos 38%, ou seja quase quatro em cada dez portugueses.

Dos quase 75 mil milhões de euros movimentados pelo comércio electrónico em 2017, 70.2 milhões de euros correspondem a comércio electrónico B2B (com um crescimento de 11,1% face a 2016) e 4.6 mil milhões de euros são relativos ao comércio online B2C  (com um crescimento de 11,3%).  Até 2025 estima-se que este valor quase duplique para muito próximo dos 9 mil milhões de euros.

“O facto de se movimentar mais dinheiro no comércio electrónico não significa que os portugueses estão a gastar mais dinheiro ou têm mais dinheiro para gastar, esse gasto está é a ser transferido do físico para o digital e para plataformas de comércio online estrangeiras”, explica Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI.

Segundo o estudo, 90% dos portugueses que compram online recorrem a sites internacionais, com a China, Espanha, Reino Unido e EUA a ocuparem as posições cimeiras. Sintomático desse desafio é o facto de a plataforma de comércio electrónico mais utilizada pelos portugueses (excluindo o portal de classificados OLX) ser o chinês AliExpress, a par do eBay e do Booking. Só depois surgem, a par da Amazon, as primeiras insígnias com lojas online locais: a Worten e a Fnac, seguidas do Continente, La Redoute e Wook.

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