03 junho 19
Apoios

T

28 milhões para economia circular e descarbonização

As áreas da economia circular, descarbonização e valorização do território vão receber projetos de 28 milhões de euros, quase todos ainda para este ano, no âmbito de um programa lançado na presença dos ministros do Ambiente e do Planeamento, João Pedro Matos Fernandes e Nelson de Souza, e do embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal.

O programa é financiado por um mecanismo financeiro chamado EEA Grants, um acordo mediante o qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente países da União Europeia com maiores desvios no produto interno bruto ‘per capita’.

Ao todo, foram disponibilizados 28 milhões de euros, 24 milhões financiados pelo EEA Grants e o resto por Portugal, no âmbito dos quais, na área da economia circular, serão lançados ainda este ano quatro concursos, um deles para a criação de um sistema de retorno de garrafas de plástico, dois na área da economia circular no setor da construção, e outro para a redução dos plásticos no mar.

Financiados serão ainda três projetos predefinidos, um estudo sobre retorno de garrafas de plástico, uma avaliação das vulnerabilidades territoriais em relação às alterações climáticas, e a recuperação de estruturas do rio Ceira.

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, disse que esta nova fase do EEA GRants termina em 2021 e que a fase anterior teve um orçamento de 58 milhões de euros, que passaram a quase 103 milhões nesta fase.

Partilhar