26 janeiro 21
Empresas

T

20,3 milhões de lay-off chegam às empresas esta semana

As quase 23 mil empresas que em Janeiro recorreram ao lay-off simplificado vão ter ainda esta semana a transferência das respectivas verbas da Segurança Social, num total de 20,3 milhões de euros. Ao todo, estão abrangidos à volta de 86.300 trabalhadores dos mais diversos sectores.

É com o objetivo de dar liquidez imediata às empresas que a Segurança Social dá conta que vai vai processar ainda esta semana o pagamento desses apoios. “Todos os pedidos que deram entrada até ao dia 21 de janeiro e foram considerados válidos serão pagos já no próximo dia 28 de janeiro, de forma a transferir liquidez imediata para as empresas cuja atividade foi encerrada ou suspensa ao abrigo do atual estado de emergência”, refere uma nota esta manhã divulgada pelo Instituto da Segurança Social.

“A Segurança Social processou, assim, o pagamento a 22,7 mil empresas que apresentaram o pedido de lay-off já em janeiro, com um total de 86,3 mil trabalhadores. Estas empresas receberão já no próximo dia 28 um pagamento no montante total de 20,3 milhões de euros, garantindo num espaço curto de tempo uma injeção de liquidez nesta fase de paragem de actividade”, reforça a nota.

O comunicado esclarece também que “em 2021, e ao abrigo do lay-off, a Segurança Social assegura o pagamento de um apoio adicional para garantir que os trabalhadores abrangidos por este regime recebem 100% da sua remuneração (até ao limite de 3 SMN). Esse apoio adicional será pago em fevereiro, com efeitos a Janeiro”.

Partilhar