28 março 17
Têxteis lar

T

20 milhões em 2020 é a meta da PiuBelle

Atingir um volume de negócios de 20 milhões de euros em 2020 é a meta fixada pela PiuBelle, um objetivo longe de poder ser considerado como excessivamente ambicioso uma vez que a têxtil lar da família Cordeiro está numa trajetória de crescimento continuado há seis anos consecutivos e fechou 2016 com um faturação de 16 milhões de euros, mais um milhão de euros que em 2015.

“Se tivéssemos capacidade produtiva instalada poderíamos chegar aos 20 milhões este ano ou no próximo. Mas temos os pés assentes na terra e preferimos crescer de forma sustentável”, explica Fernando Cordeiro Filho, 38 anos, administrador da PiuBelle e filho de Judite e Fernando Cordeiro, o casal de transmontanos que arrancou com a empresa na Maia em 1981, com apenas três trabalhadores.

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISAG, Fernando partilha com os pais a ponte de comando da PiuBelle (a mãe e a mulher dele ocupam-se da produção, enquanto ele o pai tratam da parte financeira), que emprega 150 trabalhadores, exporta 90% da sua produção (jogo de cama, edredons, jogo de banho, colchas e mantas) e tem como principais mercados os Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e Coreia do Sul.

Não falta clientela à PiuBelle, que recorre à subcontratação para satisfazer as encomendas. “Temos fábricas que trabalham exclusivamente para nós. As coisas correm bem: eles estão contentes, nós estamos contentes”, esclarece Fernando Cordeiro Filho, nascido em 1978 em São Paulo, para onde os país tinham emigrado e montando um próspero negócio têxtil de produção e venda de lingerie com a marca LaBelle.    

Apesar de prudente e de nunca deixar de acentuar a nota da sustentabilidade, a PiuBelle quer continuar a crescer e tem em cima da mesa algumas hipótese de investimento no aumento da capacidade produtiva ou lançamento de um novo produto. 

A permanente preocupação com a inovação é um marca de água da empresa, que face à concorrência concorrência asiática resolveu apostar na diferenciação. “A capacidade de resposta, muito ajustada aos pedidos, e a diversidade de produtos são alguns dos factores que explicam o nosso sucesso”, explica Fernando Cordeiro.

“Em vez de andarmos à pancada com os chineses, apostamos na diferenciação através da qualidade e serviço. Competir pelo preço implica sempre baixar a qualidade. E o movimento de regresso dos clientes que foram para a China está aí para nos dar razão”, acrescenta Fernando, pai de três filhos (os gémeos Sofia e António, nove anos, e Teresa, sete), a terceira geração de Cordeiros, que já deixou as suas impressões nos produtos da PiuBelle: são os autores dos desenhos da coleção 2015 (na foto).

“A primeira geração partiu do nada. A minha ambição é organizar a empresa de modo a que ela seja sustentável e consiga sobreviver e prosperar à passagem das gerações”, conclui.

  

Partilhar