5 Janeiro 2018
Better Cotton Initiative

T

100% algodão sustentável é a meta para Moçambique

A produção de algodão é uma das actividades mais importantes para a população rural de Moçambique e o governo, com o apoio da Better Cotton Initiative (BCI), está a desenvolver organismos de certificação para que o país seja o primeiro a produzir 100% algodão sustentável.

O sector representa à volta de 20% das exportações agrícolas e mais de 90% da última colheita foi produzida por pequenos agricultores que cultivam tradicionalmente áreas inferiores a um hectare, num número aproximado de 170 mil.

É com eles que a BCI e o Instituto do Algodão de Moçambique (IAM), órgão governamental que supervisiona o sector, estão a trabalhar num Plano de Revitalização da Cadeia de Valor do Algodão. A par do aumento da produtividade o foco está também na melhoria das práticas de produção sustentáveis, proporcionando, por outro lado, o acesso a novos mercados por parte dos agricultores.

A parceria entre as autoridades locais e a BCI vem já desde 2014, e logo nesse ano a produção cresceu mais de 50%, tendo no ano seguinte envolvido já perto de 79 mil pequenos agricultores.

O próximo passo é uma regulamentação nacional para a produção sustentável de algodão, criando processos de verificação e organismos de certificação próprios.

Partilhar