T13 Outubro 2016
Loja

Muito mais que uma loja de roupa

A Daily Day não é só mais uma loja de roupa: é um espaço versátil, onde não só se vendem peças de roupa como se albergam eventos culturais de todos os tipos, que têm como objetivo chamar as gentes da cidade.

Carolina Guimarães

Esta não é só mais uma loja. Com o olhar posto sobre a Avenida dos Aliados, que considera ser o melhor sítio da cidade, a Daily Day abriu portas em Dezembro de 2015, com o objectivo de ser diferente e muito mais que uma mera loja de roupa. Fazem-se exposições, dão-se workshops, ouvem-se concertos, poetas ou simplesmente pensamentos de quem os quiser partilhar. É um espaço em constante mutação, preparado para aquilo que intitulam os Daily Day Callings, que, tal como o nome diz, chamam as gentes da cidade até à loja.

O sucesso destes eventos tem sido tal que já chegaram a ter de fechar portas – e também por isso é que o plano para 2017 é alargar os horizontes e levar os Daily Day Callings para fora da loja. O objectivo destes eventos é relacionar a marca com a cidade, associando-lhe algumas formas de arte – mais do que uma contratação dos artistas, a Daily Day vê este processo como uma cooperação entre duas entidades que se complementam.

Com um foco num público urbano, suficientemente ecléctico e esclarecido, a Daily Day pretende evitar o fast-fashion e tem em mente os problemas do século XXI, como a sustentabilidade e a origem do design e dos produtos. Por isso, procura que sejam sempre mais do que meros objectos ou peças de roupa, porque a história por detrás de cada um deles importa. Essa filosofia reflecte-se também no espaço, onde a arquitectura original do edifício – que data dos anos 40 – foi preservada, conferindo-lhe ainda mais significado.

Com tradição nos trapos (a família proprietária está no negócio têxtil há 80 anos, com uma fábrica de confecções), a Daily Day também é marca, que segue o conceito e inspirações da própria loja, ocupando cerca de metade da sua área. Com roupa de homem e mulher a pensar no dia-a-dia, a exportação da marca é a palavra de ordem. O restante espaço está coberto de marcas portuguesas – como Wolf&Rita, Portuguese Flannel, La Paz ou Arminho, que perfazem à volta de 20 marcas -, num claro investimento na etiqueta “made in Portugal”. Há também um recanto especial dedicado à Chapelaria José & Baião, onde se encontram chapéus e bonés feitos à medida do freguês.

Para já a loja física só existe na Invicta, mas a boa notícia é que em breve estará disponível a versão online, onde se poderão encontrar todos os produtos da loja portuense. O quartel general da Daily Day fica nos Aliados, mas o mercado é o resto do mundo.

A Loja

Daily Day
Praça General Humberto Delgado, 263
Porto

Produtos Roupa de homem, mulher e criança, calçado, decoração e marcas de estacionário Marcas Hugo Costa, Wolf & Son, Carla Pontes, SayMyName, Weekend Barber, Arminho, Mishmash, Rita, Lia Gonçalves, Paulino Spectacles Proprietário Filipe Prata

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