T36 Outubro 18
Loja

As lojas não se medem aos palmos

A história da FreshJealous começou nos bastidores da Moda Lisboa e do Portugal Fashion. O contacto com os talentos mais emergentes da moda nacional inspirou Augusto Silva a criar uma loja com roupa casual e estilo arrojado, capaz de agradar a clientes dos 15 aos 60 anos.

Cláudia Lopes

Tem pouco mais de 5m2 mas esse factor não é determinante para a história, pois se é verdade que os Homens não se medem aos palmos, está mais que provado que as lojas também não. No entanto, a história da FreshJealous não começa nesta loja mas sim nos bastidores da Moda Lisboa e do Portugal Fashion, onde Augusto Silva trabalhava como aderecista e tomou contacto – e o gosto – pelo universo da moda. Porém, a ideia de começar um projecto em nome próprio só surge quando é convidado para integrar o Muuda, onde ficou responsável pela extensão do espaço dedicada aos criadores nacionais. Estar rodeado por alguns dos mais talentosos nomes do sector – Luís Buchinho, Katty Xiomara, Nuno Baltazar – despertou nele a vontade de “desenvolver um projeto com o qual pudesse estar lado a lado com nomes tão bons. Por isso, o Muuda foi essencial para a marca nascer”.

Quanto ao conceito, queria desenvolver uma marca de roupa casual e de sportswear, com produção 100% portuguesa, cujo design fosse elaborado e arrojado. Ou seja, roupa básica e confortável com um twist que a transformasse em algo passível de ser usado em múltiplas ocasiões sem nunca ficar underdressed. Et voilá, estava criada FreshJealous, uma marca fresca e nos antípodas dos lugares comuns, que marcou presença no Muuda – lado a lado com os “gigantes”, como Augusto havia sonhado – até 2016, o ano em que Augusto percebeu que estava na altura de abrir um espaço em nome próprio e se deslocou para esta pequena mas charmosa loja no Largo Alberto Pimentel.

A direcção criativa ficam a cargo do criador da marca, que a cada nova coleção faz parceria com um designer convidado. Estelita Mendonça, Sílvia Pinto Costa e André Ramos são alguns dos criadores que já colaboraram no projecto.

Quanto ao futuro, 2019 vai ser um ano em grande: está planeadada a abertura de duas Pop Up Stores, uma na rua das flores, no Porto, e outra em Berlim, e vão dar início à internacionalização da marca para a Coreia. Um passo gigantesco a nível económico mas que para Augusto representou um risco enorme na manutenção da essência da marca. “Quando começamos, a ideia era criar peças quase exclusivas, ou seja, com poucos exemplares cada. Isso dá a certeza ao cliente que não irá encontrar ninguém na rua a usar uma peça igual. Para a Coreia, as nossas peças terão de ser produzidas em número muito maior”. Após muita reflexão, decidiu não comprometer a relação da marca com o cliente local. “A solução que encontrei foi desdobrar a coleção em duas partes: ambas produzidas totalmente em Portugal, mas uma pensada para ser produzida em massa e para a exportação; e depois ter a mesma coleção produzida noutro tipo de tecidos, mais exclusivos, para os clientes locais. Algo feito só para eles. Porque a marca foi pensada assim, para o cliente sentir que está a comprar uma peça que é quase uma edição limitada. Não quero que a marca se torne apenas mais uma no mercado, massificada. Se assim for, prefiro abandonar o projeto”.

Neste momento, encontra-se disponível na loja as peças mid season, mas está para breve a chegada da nova coleção de outono inverno, elaborada com a colaboração do ilustrador português Daniel Moreira e que tem como inspiração a lenda japonesa Akai Ito.

A Loja

Freshjealous
Largo Alberto Pimentel, 8
4050-024 Porto

Ano de criação da marca 2011 Ano de abertura da loja 2016 Produtos vestuário feminino e masculino Estilo Roupa casual com design arrojado que agrada a clientes “dos 15 aos 60”

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