Odaiba, na baía de Tóquio, é o local onde se realiza a Interior Lifestyle (Tokyo Big Sight) e onde estiveram hospedados (Grand Nikko Hotel) os expositores portugueses
Às nove da manhã, já havia afluência ao Tokyo Big Sight, apesar da abertura ser só às dez
“Evite o quatro! Aqui no Japão todos os números são bons, com excepção do quatro, que simboliza a morte.”, disse José Fernandes (AICEP) a Sara Nunes, da 3DCork, que tinha exposto
um conjunto de quatro bases de cortiça
Design e materiais tão portugueses como o xisto, a ardósia e a cortiça são a base e os trunfos da coleção da Mèze, desenhada por Pedro Sottomayor
José Zamith, diretor comercial da Neiper, garante que as toalhas de algodão com bambu tem uma capacidade de absorção nove vezes superior ao normal
A B. Sousa Dias faz no Japão cerca de 10% da sua faturação. “É um bom mercado. Não nos podemos queixar”, disse Inge Van Staeyen ao embaixador Xavier
Francisco Xavier encontrou um ambiente de otimismo transbordante no stand da Home Flavours, onde pontificavam duas Cristinas (Machado e Moreira)
No stand do importador Axel, Tomoko Maekawa (AICEP) mostra ao embaixador as colchas da marca Seeds Concept, da Ribial (Santo Tirso)
A Fábrica de Tecidos do Carvalho leva o mercado japonês muito a sério. “Temos vindo cá quatro vezes por ano”, afirma Tiago Lopes que não teve descanso durante toda a feira
Produtos de cinco empresas portuguesas – Mundotextil, Neiper, Sorema, Bom Dia e Carvalho – estavam expostos no stand da poderosa Marusnhin
Os produtos da Vista Alegre e Bordallo Pinheiro (grupo Visabeira), têm um enorme sucesso por estas paragens. A partir de outubro, as refeições no Hotel Mandarin Oriental, em Tóquio, vão ser servidas em louça Vista Alegre
Após uma primeira presença, há cinco anos, na Interior Lifestyle Tokyo a lumatex voltou este ano à carga, preparada para o período longo de discussão de preços, visitas e trocas de amostras, que antecede o fecho de um negócio no Japão
A bandeira de Portugal destaca-se na etiqueta das toalhas que a Lasa vende para o Japão. E Guimarães também
“A Europa está velha. É um mercado mais que maduro. É para a Ásia e a Oceania que nos temos de virar”, avisa Casimiro Lemos (Lasa)
Japan loves Portugal
Odaiba, na baía de Tóquio, é o local onde se realiza a Interior Lifestyle (Tokyo Big Sight) e onde estiveram hospedados (Grand Nikko Hotel) os expositores portugueses