T20 Maio 2017
Empresa

Viciados em inovação

A A. Sampaio & Filhos é uma empresa viciada em inovação, obcecada pela busca incessante do diferente. Líder ibérica na produção de malhas tricotadas em teares circulares, a empresa tem vindo a fazer um caminho muito bem sucedido desde que há exactos 70 anos.

Jorge Fiel

A A. Sampaio & Filhos é daquelas empresas que parecem ter bichos carpinteiros. Irrequieta, nunca está satisfeita com aquilo que tem. Anda sempre com o nariz no ar a tentar perceber o que há de novo e está a dar – o que é que pode fazer de inovador para satisfazer os clientes. É uma empresa viciada em inovação, obcecada pela busca incessante do diferente.

“Estamos sempre à procura de fibras, acabamentos e equipamentos novos. A única maneira de evoluir é tentar estar sempre um passo à frente, antecipar as necessidades dos clientes. O nosso objectivo é ter os clientes sempre satisfeitos”, sintetiza Miguel Mendes, 42 anos, responsável pela área comercial da empresa de Santo Tirso.

Licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pela Universidade de Aveiro (1998), Miguel estagiou na área informática e a sua primeira tarefa na empresa fundada pelo seu avô António foi equipar a A. Sampaio com produtos informáticos adequados ao desenvolvimento da área comercial.

Líder ibérica na produção de malhas tricotadas em teares circulares, a empresa fez um longo e bem sucedido caminho desde que há exactos 70 anos foi fundada pelo debuxador António Oliveira Sampaio e começou a produzir tecidos (telas e popelines).

“Nos anos 60, o meu avô teve a visão de futuro de iniciar o fabrico de malhas circulares”, recorda o neto de António, que teve três filhas, sendo que a mais nova (a mãe de Miguel), foi a única que não trabalhou na empresa. Ter os olhos sempre postos no futuro é uma mania que chegou do avô à terceira geração (“Damo-nos todos bem, funcionamos em rede”, conta Miguel).

“Temos uma visão de longo prazo. Somos uma empresa de referência com os olhos sempre postos no futuro, que nunca sacrificamos ao lucro imediato”, diz Miguel, sublinhando mais um traço de personalidade da A.Sampaio, que não gosta de falar do seu volume de negócios: “Uma empresa não é só facturação, o primado é a qualidade”

A A. Sampaio posiciona-se na parte média e superior do mercado, apostando na qualidade (tem um laboratório inhouse onde todas as malhas são testadas), flexibilidade e serviço completo ao cliente como factores diferenciadores e vantagens competitivas (“se fosse só o preço já tínhamos ido todos à vida…”, graceja).

A flexibilidade do parque de máquinas permite-lhes desenvolver produtos à medida dos clientes, serem rápidos na entrega e fazerem séries de diferentes tipos – o que não é necessariamente sinónimo de séries mais pequenas. “Não somos uma empresa de amostras. Portugal não é um país de amostras mas um país produtor de têxteis e vestuário”.

As três distinções recebidas na última ISPO são prova dos nove da capacidade inovadora da A. Sampaio, que produz mil malhas novas todos os anos e se orgulha da grande variedade da sua oferta, onde avultam produtos que chegam a combinar cinco diferentes funções – retardante de chama, antiestática, alta visibilidade, resistência à luz e à cor (características requeridas pela roupa e trabalho) ou antibacterianas, respiráveis, termoreguladoras, activantes de circulação etc, etc, etc.

“Não está tudo inventado”, garante Miguel Mendes. A A. Sampaio & Filhos está a aí para ajudar a resolver isso :-). Para esta empresa viciada em inovação, o céu é o limite.

A Empresa

A. Sampaio & Filhos
Rua São Bento da Batalha 76
4780-547 Santo Tirso

Trabalhadores 180 Volume de negócios  18 milhões de euros Exportação 40% da produção é vendida directamente para o mercado externo Maiores clientes  Principais marcas de desporto, moda, exércitos e forças de segurança  Produtos tradicionais Malhas circulares para moda, desporto, vestuário de protecção, área de saúde e indústria automóvel  Equipamento 200 teares circulares

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