T58 - Novembro 2020
Empresa

Um homem e a sua missão

Se é verdade que a fé move montanhas, Hermínio Rodrigues e o HR Group são prova viva disso mesmo. E nem só pela crença na força e vitalidade de uma atividade que tem crescido a um ritmo sustentado. Também o empresário se move pela fé inabalável num desígnio que lhe estava traçado e foi ainda em sentido literal preciso desbravar o cimo do monte para aí construir a exemplar unidade para onde o grupo industrial se mudou nos inícios do corrente ano

T

“Procura em ti… ser mais forte, mais consistente”, a mensagem destaca-se logo no luminoso átrio de acesso às novas instalações. Inscrita na parede onde foi também pintada a imagem do empresário, sentado, em modo contemplativo, sobre um tronco carbonizado pelo incêndio que em Outubro de 2017 devastou a área onde está agora construída a moderna nave industrial.

Hermínio Rodrigues explica que “simboliza o momento em que soube que era por ali que passaria o futuro”. O seu e o da empresa. A imagem mostra também, mesmo em frente, na base de colina, os dois pavilhões por onde se dividia a actividade da HR Proteção e da HR Indústria, as duas unidades que integram o grupo.

Um futuro que se traduz agora numa numa ampla área industrial, com quase 5 mil m2 de área dedicada à produção e parte logística, mais mil para as áreas administrativa, social, de reuniões e showroom. Num terreno que se eleva até perto de 600m acima do nível do mar e se estende por uma área de 25 mil metros quadrados.

Um investimento de cerda de 3,5 milhões e euros, sendo um em equipamento tecnológico, que permite tornar mais eficiente o processo industrial e usar novas tecnologias que permitem elevados níveis de automatização da produção. A nova unidade permite que as áreas de produção e logística funcionem lado a lado, cm ganhos de eficiência e de economia de meios que se estendem ao consumo de energia, que é garantido a 50% por painéis fotovoltaicos (e deverá numa segunda fase chegar aos 100%).

HR são, claro está, as iniciais de Hermínio Rodrigues, que depois de ter sido futebolista (Mangualde e Ac. Viseu) e ter trabalhado na fábrica da Citroen fundou a empresa em setembro de 2001, começando na sua garagem, “com um fax e 500 euros a crédito, mas no final do ano já tinha facturado perto de 70 mil contos”.

Três anos depois já trabalhava com 14 pessoas e colocava encomendas de quase um milhão de euros, tendo passado em 2006 para o primeiro armazém na Zona Industrial do Salgueiro, onde montou uma mesa de corte. Dois anos depois, em 2008, compra a vizinha Benilde Confeções, que é convertida em HR Indústria e detida a 100% pela HR Proteção.

A par dos exigentes fatos de trabalho para a Autoeuropa – todas as peças levam um chip que identifica o utilizador e controla a gestão de lavagens e higienização -, a HR abrica também para a indústria aeronáutica – OGMA e Embraer, e fornece também para grandes cadeias como Continente ou MacDonald’s.

Aoesar das marcas próprias Antartida – para trabalho em temperaturas negativas – e Master Saferty, a HR concentra-se sobretudo na satisfação dos seus cientes.“O foco é produzir à medida das necessidades dos clientes”, garante Hermínio Martins, um homem que acredita na sua missão.

A Empresa

HR Group
Zona Industrial do Salgueiro
Cruzinha – Fonte do Chão
3534-909 Mangualde

O que faz? Desenvolve e confeciona vestuário de protecção e segurança e equipamentos de proteção individual Assinatura Safety – Tech – Line – Design Principais clientes Grandes grupos industriais ou de distribuição e seus fornecedores Fundação 2001 Trabalhadores À volta de uma centena Objetivos Produzir à medida e necessidades dos clientes Volume de negócios 8,2 milhões de euros em 2019 Marcas próprias AntartidA Plus e Master Safety Principais mercados Portugal, França e Angola

Partilhar