T31 Abril 2018
Empresa

Smart Inovation

A Smart Inovation, uma start up nascida na universidade do Minho e depois transformada em empresa, utiliza a nanotecnologia para criar materiais com utilização terapêutica, tais como de uma meia para o pé do diabético, uma
t-shirt que repele mosquitos, um lençol antiácaros ou bata médica bactericida.

T

Dizia-se dantes que por detrás de um grande homem está um grande mulher. Mas neste igualitário século XXI é bem mais adequado admitir todas as variantes da equação: por detrás de uma grande mulher está um grande homem, por detrás de um grande homem está outro grande homem e por detrás de uma grande mulher está outra grande mulher. Tudo é possível.

Já no que toca a têxteis técnicos para a saúde a formulação correta é bem mais simples: por detrás de uma meia para o pé do diabético, uma t-shirt que repele mosquitos, um lençol antiácaros ou bata médica bactericida está a Smart Inovation.

A Smart Inovation, que doravante passaremos a designar pelas suas iniciais (SI), é uma start up que, como mandam os livros, foi criada a partir de um projeto nascido na universidade (no caso a do Minho) e posteriormente formulado, desenvolvido e convertido em algo vendável por esta empresa fundada por dois médicos e um engenheiro mecânico.

“O projecto estava numa fase embrionária quando pegamos nele. Nós asseguramos o desenvolvimento final da tecnologia, afinamos produtos com viabilidade comercial, criamos o modelo de negócio”, explica Mário Brito, 28 anos, licenciado em Engenharia Mecânica em Londres e um dos três sócios da SI.

O segredo deste negócio é a tecnologia desenvolvida e patenteada pela SI que se baseia no uso de nanopartículas de sílica, em estado liquido, que transportam os princípios ativos preventivos de doenças para diferentes materiais.

“O nosso método de usar da nanotecnologia para funcionalizar os materiais é totalmente diferente e mais vantajoso que o das micro-cápsulas, entre outras coisas porque garante uma durabilidade muito superior”, garante Mário, acrescentando que o bactericida incorporado com tecnologia SI tem 99,9% de eficácia após 50 lavagens, de acordo com testes efetuados pelo CITEVE.

O primeiro grande negócio nacional da SI foi com a Zippy, que apresentou uma linha de roupa para criança com repelente para mosquito, segura o uso de grávidas e bebés a partir dos seis meses.

“Até aí nunca tinha havido uma linha de roupa infantil com essas características, porque é proibido usar insecticidas em vestuário para crianças com menos de três anos. Ora o nosso produto é repelente e não inseticida, é não tóxico e biocompatível, além de após mais de 100 lavagens manter a sua eficácia a repelir mosquitos transmissores da malária, dengue, zika ou febre amarela”, afirma Mário Brito, que antes de fundar a SI trabalhou em hospitais britânicos, na área de biomédica e biomecânica, e ainda na gestão de produção do car center da JAP.

O difícil foi abrir a porta. Não demorou muito até o Gotha da ITV nacional (Lipaco, Fitor, Sancar, ADA-Albino Dias Andrade, Barcelcom, etc, etc) passar a fazer parte da carteira de clientes da SI, onde constam a norte-americana Avintiv, a italiana Pantex Global  ou a Walmart Brasil, entre outros.

“O crescimento das vendas tem sido exponencial. No primeiro trimestre deste ano vendemos mais do que em todo o ano passado”, conclui Mário Brito, que não pára de pesquisar novas oportunidades para uma tecnologia que se aplica a produtos tão diversos como fraldas que evitam pruridos e assaduras, colchões com forro anti-ácaros, tintas com repente de mosquitos, estantes à prova de térmitas ou peúgas anti-frieiras. O céu é o limite para a Smart Inovation.

A Empresa

Smart Inovation

Parque Industrial ACIB Lote 7

Várzea

4755-539 Barcelos

 

O que faz? Fabrica partículas ativas que, ao serem incorporadas em diferentes tipos de produtos, previnem doenças e melhoram a qualidade de vida das pessoas  Trabalhadores 7, em Portugal, mais 14 agentes espalhados pelos cinco continentes  Participada  Total Repel (Brasil) Capacidade instalada 100 toneladas/mês Linhas de produtos Ácaros, repelente de mosquitos, batericida, pé diabético, frieiras, pé de atleta e térmitas  Inicio da comercialização 2015

Partilhar