T28 Janeiro 2018
Empresa

One step ahead

A Fiorima quer estar sempre "um passo à frente", tanto nas ideias como na qualidade da produção

T

Meias com bolsos? A ideia nunca lhe tinha passado pela cabeça? Pois a nós também não. Mas para o caso o que interessa é que passou pela cabeça dos timoneiros da Fiorima, a fábrica de meias de Frossos, Braga, fundada nas vésperas da adesão de Portugal à CEE por Manuel Machado Rodrigues, o histórico e veterano gestor da Orfama.

Na Fiorima, a imaginação está no poder. Parece que não, mas um bolso dá sempre jeito. Até nas meias. Para guardar o tabaco, se for viciado em nicotina. Para acomodar as caneleiras, se for futebolista. Para depositar o gel, se sofrer de alguma patologia que careça desse tratamento.

As meias com bolsos são uma das mais recentes novidades que a Fiorima apresentou à sua clientela (onde consta o Gotha das grandes marcas internacionais), mas não necessariamente o que de mais sofisticado tem para oferecer, o que não espanta numa empresa a quem a Nasa encomendou a concepção, desenvolvimento e produção de meias para os seus astronautas.

“Não temos marcas próprias para não fazer concorrência aos nossos clientes”, explica Paulo Rodrigues, 54 anos, administrador da Fiorima, que se orgulha de uma fábrica que não esperou pela moda da indústria 4.0 para se automatizar: “Há 20 anos que temos robots” (na foto, os robots da saga Star Wars).

A empresa de Frossos orgulha-se também das suas certificações (“Temos todas as certificações – ambiente, segurança, qualidade, eficiência, e energia, etc”, garante Paulo) e também de duas patentes: as intelligents socks e as gaiter socks.

As intelligents socks integram sensores que recolhem e comunicam, em tempo real, informações relevantes – como o peso, temperatura do corpo, frequência cardíaca, localização geográfica, calorias queimadas, velocidade média, distância percorrida, etc – de quem as está a usar.

As gaiter socks são umas meias polaina que evitam a entrada de lama, água, areia, folhas ou outros pequenos objetos para o interior das sapatilhas.

One step ahead é o mantra da Fiorima, que aposta na inovação (“a inovação só existe quando se amplia a fronteira do conhecimento”, esclarece Paulo) para estar sempre à frente da concorrência, já faz 20% do seu volume de negócios com produtos técnicos e tem uma parceria com a tecnológica barcelense Smart Innovation para o desenvolvimento de meias com características medicinais.

“Temos em curso o desenvolvimento de novos produtos na área da saúde que podem dar origens a novas patentes. As nossas meias com propriedade anti-fungícas, para o pé de atleta, pé diabético, frieiras, etc, resultam da parceria com a Smart Innovation”, conclui Paulo Rodrigues, um engenheiro têxtil que após ter feito uma pós-gradução em Gestão de Unidade de Saude se doutorou em Engenharia para a Saúde e está a fazer o curso de Biomédicas na Universidade do Minho.

A Empresa

Fiorima
Rua Quinta do Gojo 75
Frossos
4700-155 Braga

Trabalhadores 84 Volume de negócios 7 milhões de euros Atividade Concepção, desenvolvimento, produção e comercialização de peúgas de malha Produção 4 milhões de pares de meias/ano  Gama Mais de cinco mil produtos diferentes Exportação 99,5% da produção Certificações SA 8 000, ISO 9 001, ISO 14 001 e OMSA 18 001

Partilhar