T37 Novembro 18
Empresa

O segredo está na antecipação

Se a economia circular é hoje uma certeza, a têxtil Lurdes Sampaio, empresa liderada por Conceição Sá, parece já ter trilhado este caminho com 10 anos de antecedência. Em 2009, quando se estrearam na Première Vision, em Paris, já apostavam no algodão orgânico e agora, mais de 60% do seu catálogo é composto por malhas sustentáveis.

António Gonçalves

Engenheira têxtil de formação, Conceição Sá é hoje o rosto da empresa criada pelos pais. Maria de Lurdes Silva Sampaio, a mãe, foi a grande impulsionadora de tudo. Depois de uma carreira pelo comércio de tecidos, passou para a área das malhas e em 1990 cria a empresa, em nome próprio e em parceria com o marido.

“No início era algo muito pequenino, quase uma brincadeira, eram só os meus pais e ambos tinham empregos próprios” relembra a filha do casal, que foi crescendo lado a lado com empresa. Desde os 16 anos que começou a ajudar no negócio e o mundo dos tecidos acabou por lhe traçar o destino, afastando o primeiro sonho de vir a tornar-se farmacêutica.

Passados quase 30 anos, e com a empresária ao leme há mais de 15, a empresa cresceu, abriu-se aos mercados externos e está hoje na vanguarda da inovação e da sustentabilidade. Um percurso construído de forma gradual, que lhe permite realizar um volume de negócios de 2,5 milhões por ano e vender para clientes de renome internacional, como a Kenzo, a Balmain ou a Massimo Dutti.

O segredo do sucesso parece estar na antecipação das grandes tendências internacionais. Se a economia circular é hoje uma certeza, já há mais de 10 anos que a Lurdes Sampaio viu o seu futuro nas fibras ecológicas. “A sustentabilidade foi uma aposta nossa desde o início. Já em 2009, quando participamos pela primeira vez na Première Vision Paris, levamos umas dez ou onze estruturas em algodão orgânico” afirma Conceição Sá.

Esse número foi crescendo, e hoje mais de 60% do catálogo da empresa é composto por malhas construídas a partir de materiais sustentáveis, como o tencel, a seda orgânica, o cupro, a urtiga ou até mesmo o fio de pêlo de Iaque, recentemente introduzido no mercado pela Inovafil, e já aproveitado para a mais recente colecção da Lurdes Sampaio.

“O mercado é cada vez mais exigente e é necessário apresentar novidades quase diariamente” reitera Conceição Sá. Em resposta às exigências crescentes do público e das marcas, a empresa tem investido no desenvolvimento de novas soluções. “Nós próprios temos o trabalho de sugerir parcerias para novos produtos. Não estamos à espera que as venham apresentar, sugerimos nós, desde fios aos acabamentos” afirma a empresária.

Exemplo disso é a recente parceria com a empresa de termocolagens e revestimentos Foot by Foot, para o desenvolvimento de uma malha orgânica preenchida por espuma reciclada, um produto inédito no mercado. Para além de totalmente sustentável, esta nova malha mantém os níveis de respirabilidade e as propriedades anti-bacterianas e anti-estáticas dos artigos utilizados anteriormente.

Inovação e sustentabilidade afirmam-se cada vez mais como argumentos de peso nos mercados internacionais. Desde essa primeira Première Vision, em Setembro de 2009, a Lurdes Sampaio conseguiu solidificar a sua presença em vários mercados, como a Alemanha e a França, e ao mesmo tempo entrar nos Estados Unidos, Rússia e países bálticos. Atualmente, as exportações diretas representam mais de 30% da facturação da empresa, mas muitas das confecções portuguesas com as quais trabalha também destinam os seus produtos a grandes marcas europeias.

A Empresa

Lurdes Sampaio, SA
R. do Comércio 315,
4760-739 Vilarinho das Cambas
Vila Nova de Famalicão

O que faz? Tecidos de malha com forte tendência para a inovação e uma ampla gama e variedade de produtos (materiais/estruturas) Fundação Setembro de 1990 Trabalhadores 15 Principais mercados Alemanha, França e Estados Unidos Clientes importantes Kenzo, Balmain, Massimo Dutti, Filippa K Volume de Negócios 2,5 milhões de euros

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