T35 Setembro 18
Empresa

O interruptor está para cima

Especializada em meias de desporto e presente no mercado desde o início dos anos 80, a MFA - Manuel Fernando Azevedo tem sabido aproveitar os melhores momentos e ultrapassar os piores. Com a chegada da Stanno e o regresso da Puma, 2018 é um ano positivo e a empresa espera voltar aos seus melhores números.

T

Como diria o Herman, a vida de empresário têxtil é como os interruptores – umas vezes está para cima, outras para baixo. Este ano, o interruptor da MFA está claramente para cima, com as vendas a crescer, rebocadas pelo regresso da Puma (que voltou na primavera, com encomendas de 60 mil pares/mês), o desembarque dos holandeses da Stanno (encomendas de meio milhão de pares/ano) e a chegada da novo cliente DE-Danish Endurance, que vende online (Amazon) equipamentos para running.

“No mínimo, vamos manter a produção de 24 milhões de pares e vendas de 16 milhões”, diz, prudentemente, Manuel Flórido Azevedo, 57 anos, Mas o mais provável é o regresso aos 17 milhões de euros faturados em 2016.

A MFA nasceu no início dos anos 80 como veículo de eficiência fiscal de Manuel Fernando Azevedo e dos seus filhos Manuel Flórido e Fernando Manuel, que viviam das comissões das vendas que faziam – o pai de enciclopédias da Verbo, os filhos de equipamentos têxteis.

As iniciais que se tornaram famosas como sigla do Movimento das Forças Armadas acabariam por se tornar sinónimo de fabrico de meias de desporto (que andam nos pés dos futebolistas do FC Porto, Liverpool, Atlético de Bilbau, Dínamo de Kiev, Celtic, etc) quando em 1994, Manuel Fernando Azevedo, então já com 58 anos, correspondeu ao SOS dos filhos que tinham ficado órfãos de parceiros na aventura de montar uma fábrica de meias – e precisavam de um espírito empreendedor que liderasse o projecto.

Tudo começou num armazém de 400 m2, alugado, com o pai a ocupar-se da gestão administrativa e financeira e o filho Manuel Flórido (ao cabo de um ano o irmão Fernando abandonou a MFA) da produção e vendas – e debutou com o interruptor para cima, com toda a produção tomada por um cliente espanhol, que a encaminhava para as cadeias de armazéns El Corte Inglés e de hipermercados Alcampo.

“No princípio, todos os anos as vendas multiplicavam-se por dez”, recorda Manuel Flórido, que meteu os livros na gaveta após ter frequentado durante dois anos o curso de Direito na Católica, e que no final da tropa (feita na arma de Cavalaria) teve alguns ofícios (Sheraton, Páginas Amarelas, Avis) antes de deitar âncora na têxtil, primeiro como vendedor da Maqfil, finalmente como empresário.

Neste período de vacas gordas, a MFA foi aumentando a capacidade instalada e mudando para novas e mais amplas instalações até se ver obrigada pelas circunstâncias a corrigir a estratégia para poder continuar a crescer.

“Chegamos a uma altura em que aquilo que os nossos clientes queriam era preço e nós já não éramos competitivos. Saímos dos básicos e apostámos em produtos mais técnicos, com maior valor acrescentado, para segmentos superiores, onde a concorrência é menor. Foi a decisão certa”, afirma Manuel Flórido.

Em 2006, a MFA levou um murro no estômago, com a fuga para Oriente da Adidas, que lhe comprava metade da produção. O interruptor ficou em baixo, com as vendas a caírem dos sete para os 4,5 milhões de euros. Mas munida com a estratégia certa, a MFA voltou a colocar o interruptor em cima, ao ponto de em 2014 adquirir as instalações da antiga Fitor, onde investiu 7,5 milhões de euros. E agora, após um 2017 em que as vendas cederam ligeiramente, o interruptor volta a estar virado para cima.

A Empresa

MFA-Manuel Fernando Azevedo
EN 204- 5 nº 258
4770-788 Avidos
Famalicão

O que faz  É um dos maiores fabricantes de meias da Europa Ocidental (24 milhões de pares/ano), sendo que as meias de desporto são o principal produto  Trabalhadores 400  Fábricas Palmeira (Santo Tirso) Avidos (antiga Fitor, Famalicão) e Oliveira de Frades (onde faz as meias Jacob Rohner) Volume de negócios 16 milhões de euros (mais de 95% feito na exportação) Clientes importantes New Balance, Hummel e Puma.

Partilhar