T39 - Janeiro 19
Empresa

Há 66 anos na moda

Aos 18 anos e munido com um curso comercial, feito na Póvoa de Varzim, Libório Ribeiro da Silva mostrou ser um rapaz muito à frente do seu tempo ao fundar a Sasia, uma fábrica que se dedica à reciclagem de desperdício têxtil. Estávamos em 1952, a guerra fria apenas começava a aquecer - e a reciclagem, economia circular, respeito pelo ambiente e sustentabilidade ainda iriam demorar bem mais de meio século a tornarem-se buzzwords.

T

“Estamos na moda há 66 anos”, sentencia (meio a brincar mas também meio a sério) Miguel Ribeiro da Silva, o gestor de 51 anos que sucedeu ao pai no leme desta empresa verde avant la lettre.

A Sasia começou por limpar o algodão que vinha das colónias, tendo como clientes as fiações, mas à medida que o mercado mudava ela soube ajustar-se e não demorou a tornar-se uma pioneira na economia circular e a reciclar os desperdícios de tecelagens e confecções.

“Importámos de todo o mundo, América Latina e Ásia incluídas, resíduos pré-consumo de algodão ou fibras artificiais que desfibramos e reciclamos em ramas destinadas a segmentos de mercado muito diferentes. Tanto podem ser usadas na construção de pisos de auto-estradas, no fabrico de algodão hidrófilo e colchões, ou ainda como matéria prima pelas fiações”, explica o administrador da Sasia.

Apesar praticamente só trabalhar por encomenda, a Sasia ocupa uma área coberta de 15 mil metros quadrados, pois precisa de espaço para armazenar o desperdício que é a sua matéria prima e está disperso por vários locais, para minimizar os efeitos de um incêndio, como aquele que há sete anos destruiu quase 70% da fábrica.

A mais moderna das cinco linhas de produção começou a laborar no final de 2018, implicando um investimento de cerca dois milhões de euros, que aumenta em cerca de 20% a capacidade instalada da Sasia, ao mesmo tempo que melhorou a sua eficiência energética.

“Não tivemos qualquer tipo de apoio neste investimento. Alegaram que não era inovação. Ora nós, na reciclagem, inovamos todos os dias, nos processos tecnológicos e na automatização ”, protesta o administrador da Sasia, que foi uma das parceiras no projecto Tenowa da Riopele que ganhou o Prémio Produto Inovação 2018 atribuído pela Cotec.

“Temos sido muito solicitados a colaborar com o nosso know how em projectos sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a escassez de recursos e as empresas procuram corresponder a essa preocupação. A economia circular está na moda. Mas nós já somos sustentáveis desde 1952”, conclui Miguel.

A Empresa

Sasia
Rua Escola da Portela 50
4760-731 Ribeirão

O que faz? Reciclagem de fibras têxteis Fundação 1 setembro de 1952 Trabalhadores 30 (trabalham a três turnos) Exportação 50% da produção é vendida no mercado externo Clientes Fiações, mas também indústrias automóvel, farmacêutica, colchões, construção civil e obras públicas Certificação ISO 9001 Volume de negócios 5 milhões de euros

Partilhar