T25 Outubro 2017
Empresa

Flexível, diferente e com resposta rápida

Vestuário para trabalho em ambientes controlados é apenas uma das muitas especialidades de um grupo que deu o pontapé de saída há 30 anos, a Bergand.

Jorge Fiel

Quando se fabrica um produto tão delicado e sensível como lentes é absolutamente proibido haver partículas no ar – e como é sabido o algodão liberta partículas… Talvez por isso, os trabalhadores da multinacional Zeiss, com centro de gravidade em Jena, Alemanha, usem vestuário de trabalho “Made in Portugal” com a garantia de qualidade dada pela Gulbena Têxteis SA. Não são os únicos. A VW, a BMW, apenas para citar dois exemplos, também são fornecidos por este grupo têxtil, cujo coração bate num perímetro industrial com 17 mil m2.

Vestuário para trabalho em ambientes controlados é apenas uma das muitas especialidades de um grupo que deu o pontapé de saída há 30 anos. A TTT Tech foi a primeira pedra de um grupo que Rui Teixeira, engenheiro têxtil e filho do fundador tem vindo a desenvolver alargando a sua presença para montante e jusante do negócio, acrescentando-lhe empresas, como a Gulbena e marcas, como Bergand by Gulbena e Imprimis by Gulbena, sempre seguindo o que o mercado lhe foi pedindo.

Com o suporte das parceiras do grupo, a Bergand by Gulbena tem vindo a expandir o seu segmento de mercado, e os dados estão lançados para um crescimento exponencial no mercado num futuro próximo, pretendendo consegui-lo através de feiras Internacionais e de agentes nos vários países alvo.

“Notamos que os clientes querem voltar a produzir no nosso país e que a etiqueta “Made in Portugal” é cada vez mais uma mais-valia para o produto” salienta Helena Garcia, responsável pelo departamento comercial da Bergand by Gulbena.

A inovação é uma das marcas de água de um grupo que apostou na produção em private label para o segmento médio/alto e em trabalhar para nichos de mercado exigentes em que o fator preço não é decisivo. “A nossa flexibilidade, capacidade de resposta rápida e de apresentar soluções diferentes aos clientes são a base da nossa competitividade” explica Helena Garcia.

A Bergand é especializada em áreas como por exemplo o yoga, no qual os clientes procuram tanto a vertente funcional como a sustentável, conseguindo responder com a mesma competitividade a ambas, graças ao «know-how» das parceiras Gulbena nas malhas e fios funcionais, e TTT Tech nos acabamentos especiais.

Os EUA, onde já meteu um pé, são próximo grande desafio da Bergand by Gulbena, a irmã mais nova do grupo TTT Tech, que tem uma estratégia de crescimento bem definida. “Vamos apostar nas marcas de pequena/média dimensão. Existem muitas na Costa Leste dos EUA, algumas delas não têm mais de 10 lojas, mas o produto é de valor acrescentado. A nossa ideia não é fazer artesanato, mas também não queremos ir para a produção em massa”, conclui Helena Garcia.

A Empresa

Bergand by Gulbena
Rua de Porinhos 405
4824-909 Fafe

Trabalhadores 100 Volume de negócios 9 milhões de euros Empresas TTT Tech (tinturaria e acabamentos), Gulbena (malha acabada), Bergand by Gulbena (peça confecionada) e Imprimis by Gulbena (estamparia digital) Principais mercados Inglaterra, França, Alemanha e Suíça Capacidade instalada 20 mil peças por semana Tipologia do produto Fitness, yoga, corporate, moda

Partilhar