T16 Janeiro 2017
Empresa

A reinterpretação do burel

A Burel Factory nasceu de um sonho de Isabel Dias Costa e do seu marido João Tomás, que começou a tomar forma há dez anos

Jorge Fiel

Na Pré-História da Burel Factory está o sonho de uma administradora da Sonae Distribuição (Isabel Dias Costa) e do seu marido (João Tomás), diretor jurídico do Millennium BCP, de encontrarem um refúgio na montanha e se fixarem na Serra da Estrala, em clara contramão com o êxodo do interior para o litoral.

Foi há cerca de dez anos que o sonho de Isabel e do João se começou a tornar realidade, com a transformação das ruínas de um edifício ardido na Casa das Penhas Douradas Design Hotel e Spa, uma estância com 17 quartos e uma suite, que está de excelente saúde (como não podia deixar de ser, já que beneficia dos ares da Serra) e recomenda-se.

Católica praticante, foi a partir da missa de domingo que Isabel se integrou na comunidade local e não demorou a aperceber-se dos dramáticos estilhaços no tecido social de Manteigas, provocados pela crise que levou ao encerramento sucessivo das onze fábricas de lanifícios que eram as fundações em que assentava a economia da região.

Isabel mudou de vida, mas não de personalidade, pelo que não podia ficar indiferente ao ambiente depressivo que a rodeava, marcado pelo desânimo e desemprego, pelo que, algures entre o Natal de 2008 e o início do ano de 2009, organizou um workshop sobre o que podia ser feito para reanimar Manteigas, em que foram apresentados 21 projetos concretos e sustentáveis de empresas aproveitando os recursos da região – dossiers completos e bem feitos, com business plan e tudo.

Engenheira (é licenciada pela Escola Superior de Biotecnologia da Católica), irrequieta e empreendedora, Isabel resolveu ficar com dois dos 21 projetos, o do burel e um alimentar, que deu origem à empresa PDF-Penhas Douradas Foods, que produz e comercializa 54 diferentes produtos gourmet (desde vinagrete de maçã com gengibre a ketchup de abóbora, passando por pesto de urtigas, geleia de carqueja ou chutney de beringela), desenhados pelo chef Luís Baena.

A PDF foi no entretanto vendida, para João se poder concentrar no negócio hoteleiro (onde a oferta vai ser aumentada com uma nova peça, a Pousada de S. Lourenço adquirida há dois anos à Enatur) e Isabel por toda a sua energia e criatividade ao serviço do desenvolvimento do projeto burel, que está a cumprir plenamente o objetivo de manter e reinventar o mais antigo tecido português, produzido artesanalmente desde o século XI a partir de lã, e que estava em vias de extinção.

A aventura começou em 2010, na Sala das Linhas da Lanifícios Império, com o salvamento de um parque industrial que incluía máquinas do século XIX e teares Porto (na altura eram fabricados no nosso país) que tinham como destino a sucata e serem derretidos em ferro.

Isabel não só evitou a destruição dessa parcela da nossa história industrial como ainda criou uma espécie de Universidade dos Lanifícios, ao juntar, na Burel Factory, reformados, engenheiros e doutores em lanifícios, tios e sobrinhos, avós, filhos e netos, que fizeram a sua formação na Império ou na Sotave, e agora, numa empresa com ADN do século XXI, trabalham e ensinam as novas gerações.

“Estamos a valorizar o que é nosso, reinterpretando o burel à medida do presente, combinando a arte e o saber dos tecelões de Manteigas com o Design mais moderno, criando peças, produtos e soluções originais, de traço contemporâneo, em áreas como a arquitetura, decoração, moda e assessórios”, conclui Isabel Dias Costa, 49 anos, a alma do burel.

A Empresa

Burel Factory
Amieiros Verdes
6260-200 Manteigas

Produtos Mantas, cachecóis, écharpes, revestimentos, tapetes, mochilas, sacos, bancos, fundos de cama, capas iPad, etc. Tecidos Lanifícios Império by Burel Factory Tecidos em Burel, Tweed, Príncipe de Gales, Flanela, Pied de Poul, Melton,   Trabalhadores 37 Volume de negócios 1,5 milhões de euros (2015)  Principais mercados Estados Unidos, Japão, Bélgica  Primeira grande encomenda Revestimento das paredes da sede da Microsoft em Lisboa (aviada num prazo recorde de um mês) Marca Burel Mountain Originals Lojas Lisboa (Chiado) e Porto (Mouzinho da Silveira)

Partilhar