Teresa Marques Pereira
“Saímos do IPAM com uma licença de aprendizagem e as ferramentas para ser alguém”
Teresa Marques Pereira
T 9 MAIO 2016
Emergente

Jorge Fiel

Teresa Marques Pereira
“A Concreto é a Benetton portuguesa, são malhas tricotadas com cor, arrojo e rebeldia”

A Brands Development Manager do Valerius Group tem 35 anos. Licenciada em Gestão de Marketing pelo IPAM, tem dois amores: a cozinha e trabalhar a psicologia e mentalidade do consumidor

A
A

sogra garante que de uma lata de atum ela é capaz de fazer um prato digno de ser servido num restaurante com estrelas Michelin. A cozinha é para Teresa, 35 anos, uma paixão antiga. Tinha cinco anos e, sob o olhar atento da avó materna, já batia à mãos as claras em castelo e benzia o bolo antes de o meter no forno, para que ele crescesse e ficasse fofinho. Mais tarde, já com dez anos, sob a supervisão da mãe, fez a sua primeira refeição: um frango assado no tacho com arroz branco. A gastronomia é um dos seus amores.

Neta e filha de empresários têxteis, cresceu no meio de cortinas e cortinados. Passava os sábados na fábrica de Perfel, em Sto. Tirso, onde se entretinha a fazer rolinhos com os desperdícios. Mal acabou o Secundário, no Carolina Michaelis, fez a primeira Heimtextil, com 18 anos, e começou a trabalhar na Marques Pereira & Filhos, a  empresa do pai, com um salário de 70 contos. De manhã, ia para as aulas, no IPAM, em Matosinhos, à tarde, seguia para Santo Tirso, ao volante de um Honda Civic vermelho, que não tardou a ser substituído por um Jepp Discovery novo, a recompensa por ter fechado uma grande nota de encomenda na sua segunda Heimtextil.

Até aos 25 anos trabalhou com cortinas e cortinados, mas a sua paixão era a roupa, não os têxteis-lar. Não o desenho da roupa (senão teria ido para Design de Moda), nem o seu desenvolvimento ou produção (senão teria sido Engenheira Têxtil), mas antes conseguir que alguém a compre – e por isso estudou Gestão de Marketing. Trabalhar a psicologia e mentalidade do consumidor é o seu outro grande amor.

“Nunca me arrependi da opção. O curso foi muito bom. Saímos de lá com uma licença de aprendizagem e as ferramentas para ser alguém”, conta Teresa, uma rapariga prendada que toca piano e fala francês (e também espanhol, italiano e inglês) e deu nas vistas mal chegou ao IPAM. Ao ver que só havia Tuna masculina, logo afixou na parede do bar um papel abrindo as inscrições para formar uma Tuna feminina. Não tardou a ser tesoureira, primeiro, e presidente, depois, da Associação de Estudantes.

Habilitada com a licença de aprendizagem, emancipou-se da família e dos têxteis-lar, iniciando há dez anos, na Seletiva Moda, um percurso com escalas na A. Ferreira (onde deu vida à marca de roupa para bebé Wedoble), Onara e Cheyenne que a levou até ao grupo Valerius, onde está nas suas sete quintas, desenhando estratégias para fazer crescer e aperfeiçoar a personalidade de marcas como a Sucre et Sel e a Concreto.

“A Sucre et Sel é uma marca de pronto moda para mulheres, só para o mercado nacional. Não é low cost, mas smart price, com preços por peça que vão dos 14,90 aos 75,90 euros. Temos 100 pontos de venda, corners com 90 peças por expositor, em locais diversos como supermercados, lojas multimarca e cabeleireiros. A Concreto é diferente, é a Benetton portuguesa. São malhas tricotadas com cor, arrojo, inovação e rebeldia no seu ADN, feitas para serem usadas por mulheres cosmopolitas”, explica.

A Concreto é a aposta da Valerius para a exportação, e por isso prepara-se para viajar até  Paris (Who’s Next), Las Vegas (Magic) e Florença (Pitti). Teresa não vai descansar enquanto não conseguir para esta marca o reconhecimento internacional e a liderança no mercado nacional de tricotados. Depois, talvez possa pensar em dedicar-se ao outro dos seus dois amores e abrir um restaurante, em que ela seja a chef e o marido (um ex-manequim que trabalhou no Pacha) ponha música.

Cartão Do cidadão

Família Casada com um engenheiro têxtil, tem um filho, o João Maria, seis anos, e o projeto, já com nome (Valentina), de fazer uma menina Formação Licenciada em Gestão de Marketing, pelo IPAM Casa Apartamento na Arca d’ Água Carro Ford C-Max  Portátil Toshiba e iPad Telemóvel Samsung Galaxy e iPhone 5 S  Hóbis Cozinhar e receber os amigos em casa Férias Este ano vão ser na Riviera mexicana. Tem dois destinos de sonho: Trinidad y Tobago e a grande barreira de coral, na Austrália Regra de ouro Viver um dia de cada vez

Partilhar