T5 JANEIRO 2016
Dois cafés & a conta

Jorge Fiel

Ricardo Fernandes
Com problemas de competitividade na indústria, concentramos toda a atenção e energia nas marcas
Retalho
Expandimos a Lions of Porches e compramos a Decénio quando vimos que o retalho estava a crescer
Ricardo Fernandes

O CEO da Têxtil Cães de Pedra tem 55 anos e cresceu em Guimarães, no meio dos trapos, filho de um célebre comerciante de tecidos da cidade. Tem as marcas Lion of Porches e Decénio

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uando há dez anos comprou a Lion of Porches, marca de que era fornecedor de malhas, Ricardo Fernandes estava a ser prudente e a arranjar um segundo negócio para a Cães de Pedra, num momento em que o mundo escancarava as portas à invasão dos produtos chineses. Estava também a aprender a ter uma relação direta com os consumidores e a demonstrar ter percebido que a única coisa eterna é a mudança.

De 2006 para cá, dedicou-se a consolidar e fazer crescer a Lion of Porches, dotando-a de caráter e vestindo-a com uma personalidade. “O Carlos Coelho afinou o swing da marca, que se tornou mais sofisticada e inovadora”, conta o empresário, que escolheu almoçarmos no Florêncio, que recomenda não só pelo bucho recheado (a especialidade da casa) mas também porque está sintonizado com as suas preferências clubísticas – a sala está decorada com um grande emblema do Vitória, o clube de que Ricardo é sócio.

O esforço não se esgotou na imagem. A Lion of Porches estava só em lojas multimarca. Precisava de lojas próprias para sentir rapidamente o pulso ao consumidor. Agora, dispõe de uma rede de 49 lojas. Como o nosso retângulo é um mercado estreito, atravessou a fronteira e foi para Espanha. Finalmente, equipou a marca de um total look e alargou a oferta ao segmento Kids, um sucesso que ele reconhece com um fleuma british (bem adequada à imagem da marca): “Sim, está a correr bem, acima das expectativas”.

A pátria da Zara é um mercado difícil para uma marca portuguesa. A associação à bandeira inglesa e a assinatura London eram uma vantagem para a Lion of Porches, que mesmo assim foi cuidadosa, iniciando a abordagem com corners em 14 armazéns El Corte Inglês, antes de desembarcar com lojas próprias.

Para além de Espanha, a geografia da expansão privilegia o Médio Oriente (já têm duas lojas em Teerão, sendo que a terceira abre na Primavera e a quarta em 2017) e África (não só a lusófona,  mas também África do Sul, Argélia e Marrocos). A ideia é flanquear os mercados maduros, de boas cobranças mas onde todas as marcas concorrentes já estão instaladas.

A construção conseguida da Lion of Porches (que faturou 25 milhões de euros em 2015, mais cinco que no ano anterior), levou o empresário a tomar duas resoluções estratégicas: descontinuar a atividade industrial e dobrar a aposta no retalho através da aquisição à Ricon da Decénio, marca que está a ser dotada de uma alma e conceito antes de poder viajar (está só no nosso país com 24 lojas, que vendem 15 milhões de euros).

“Como o volume de negócios no retalho começou a apresentar taxas de crescimento interessantes, decidimos aumentar a nossa presença não só através da expansão da Lions of Porches mas também da compra da Decénio, que nos dá  ganhos de sinergia. E como a indústria estava a ter problemas de competitividade, optamos por não ficarmos reféns dela e concentrar toda a nossa atenção e energia no desenvolvimento das marcas”, explica este empresário, que sabe que a única coisa eterna é a mudança, pelo que se há algo de que devemos ter medo não é da mudança, mas sim de que as coisas não mudem.

Perfil

Nasceu e cresceu em Guimarães no meio dos trapos, filho de um célebre comerciante de tecidos da cidade, Herculano Fernandes, da casa Herculano & Pimenta, onde, desde meados da adolescência, Ricardo se habituou a dar uma mão durante boa parte das férias grandes. Mal acabou o liceu, foi para lá trabalhar, agora a tempo inteiro, fazendo o tirocínio e um curso prático de Gestão. Quando o pai o achou pronto, lançou-o às feras, enviando como bombeiro para uma empresa de que era sócio - a Têxtil Cães de Pedra, uma fábrica de malhas exteriores que atravessava uma fase difícil. Trinta e três anos volvidos, o mundo mudou, mas ele continua na Cães de Pedra, o que é a prova dos nove de se ter desembrulhado com sucesso da missão que o pai lhe confiou.

RESTAURANTE
Florêncio

Madre de Deus, Azurém
Guimarães

Enchidos da região, omelete de alheiras e bolinhos de bacalhau. Filetes de polvo com arroz de feijão e bucho recheado. Leite creme. Quinta do Carmo (branco).
Dois cafés.

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