Welcome to the iTechStyle Summit
T17 Fevereiro 2017

Braz Costa

Director-Geral do Citeve
D

urante dez anos, o CITEVE e a Associação Selectiva Moda insistiram determinada, e por vezes teimosamente, na ideia de trazer um espaço dedicado aos quase desconhecidos têxteis técnicos a uma feira essencialmente orientada à moda.

Ao fim de dez anos, considerou-se cumprida a missão do Fórum Têxteis do Futuro. Ao fim de 20 edições, ninguém mais no nosso sector teria dúvidas sobre a importância dos têxteis de elevada tecnicidade no futuro do negócio têxtil em Portugal.

Cumprida esta missão, o CITEVE desenvolveu o conceito, dando mais palco às empresas que naqueles dez anos tinham dado passos de gigante na inovação têxtil. Nasceu o iTechStyle Innovation Business Forum, também ele integrado nas edições do Modtissimo.

Este Fevereiro vê nascer o iTechStyle Summitt uma nova iniciativa, também ela coordenada com o Modtissimo e o iTechStyle Forum, fazendo de Portugal, merecidamente, palco para uma conferência internacional de grande dimensão, com a dupla missão de permitir à comunidade T&V portuguesa o acesso a conhecimento fresco e de classe mundial, mas também valorizar justamente a imagem de Portugal como um país de tecnologia têxtil de ponta, não apenas como early adopter de tecnologia desenvolvida em outros países, mas como um cada vez mais consolidado e considerado ator em ciência e em tecnologia de produtos têxteis e de materiais avançados de base têxtil.

A ciência, a tecnologia, a inovação, a moda e os modelos de negócio estão na base da organização do iTechStyle Summit, mas nesta 1ª edição em particular, são envolvidas entidades públicas e privadas, portuguesas e de outros países da União Europeia, geralmente chamadas a definir políticas públicas para, nesta conferência, colocarem um olhar focado na importância de um T&V moderno e avançado para o êxito das estratégias de especialização inteligente de muitas regiões e países.

A verdade é que também ao nível das políticas sabemos que temos de ser competitivos e, digo eu, com boas possibilidades de partida para liderar processos à escala europeia.

Vamos a isso!

Partilhar