Um momento de celebração
T25 Outubro 2017

Paulo Melo

Presidente da ATP
É

com indisfarçável emoção que escrevo este texto que celebra a 50ª. edição do Modtissimo, e, simultaneamente os 25 anos da ASM-Associação Selectiva Moda e os dez da Porto Fashion Week, assim como poderíamos incluir os 15 anos dos programas de internacionalização From Portugal, um conjunto de iniciativas que se encontram interligadas e são a face visível do esforço de promoção nacional e internacional do setor, cuja génese e responsabilidade está igualmente cometida à ATP – com um enorme orgulho e sempre com renovado ânimo e motivação.

Fazer um balanço deste período seria longo, porque a história é rica e os resultados significativos. Eles falam por si, de uma maneira grandiloquente, dispensando panegíricos.
Basta dizer que se a Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa não tivesse contado com a ASM e todas as ações que ela produziu, desde 1992, certamente, hoje, seria bem mais pobre, bem menos visível e respeitada, no país e no exterior, as empresas não teriam um instrumento para se promoverem globalmente e o renascimento de toda a fileira, desde 2009, ter sido bem mais lento, ou até impossível.

A ASM foi fundada em 1992, com os responsáveis da Fédération Française de la Maille, uma parceria inovadora e produtiva, que durou até 2000, altura em que a Selectiva Moda assumiu um DNA integralmente nacional e, tendo então revisto a sua estratégia, não apenas continuou a organizar em Portugal o salão Modtissimo, mas também passou a levar muitas centenas de empresas às principais feiras internacionais, sempre se imaginou um projeto sólido e duradouro, mas nunca com a dimensão que hoje assume, e, sobretudo, com a aspiração que continua a revelar, de ser sempre mais e sempre melhor.

Importa, por isso, deixar uma palavra sincera de reconhecimento e gratidão às entidades e pessoas que contribuíram para que aqui chegássemos e da forma como o fizemos, em primeiro lugar às instituições que sempre a suportaram – a ATP e a ANIL -, mas, obviamente, a toda a equipa que se dedicou de alma e coração em tornar o Modtissimo e a ASM grandes, desde a primeira hora, a quem também tudo se deve.

Celebrar uma efeméride é um exercício doce quando o balanço é o sucesso, inequívoco e indiscutível, mas traz também a angústia, para todos os que continuam a abraçar o projeto e os que lhe virão a suceder, de estar à altura, no futuro, deste extraordinário trajeto percorrido.

Confiamos que os próximos 25 anos serão magníficos anos de trabalho e realizações, pois, se antes tínhamos apenas a fé na iniciativa, hoje temos a inspiração do trabalho bem feito como bússola para um futuro que será ainda melhor.

Partilhar