PORQUE FALHA PORTUGAL?
T50 - Janeiro
Fevereiro 20

Mário Jorge Machado

Presidente da ATP
C

omo facilmente se verifica, quando fazemos uma busca na web existe um elevado número de pessoas que defende que a Terra é plana. Com o conhecimento e os factos disponíveis, convenhamos que é difícil perceber como se pode defender hoje tal ideia.

Seguindo a lógica deste raciocínio, percebemos porque existe um conjunto de partidos que criaram e defendem leis para nos levar na direcção de uma sociedade estatizada. Na história recente não podemos ignorar os exemplos de países em que as leis sobre as quais se regiam determinam se criaram riqueza ou pobreza.

Temos o exemplo da Alemanha de Leste face à Alemanha Ocidental, em que o mesmo povo aplicando leis diferentes num produziram um dos países com melhor economia e condições de vida da Europa, e no Leste a população sofria de escassez económica e social.

Na atualidade, todos conhecemos bem a diferença entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

Com estes factos não podemos deixar de nos surpreender da existência de partidos em Portugal que ignorem esta realidade económica e assumam posições de defender leis, colocando-se no nível dos que defendem que a Terra é plana.

Se estas más práticas extremas nestes países tiveram consequências dramáticas, no caso português o conjunto de más leis que temos nas diferentes áreas ligadas à educação, economia e justiça provocaram o medíocre crescimento económico nos últimos 20 anos, fazendo com que o nosso PIB per capita fosse ultrapassado por uma parte significativa dos países de Leste Europeu, passando Portugal de 16º para 21º na UE.

Se mais evidências são necessárias, podemos usar o ranking de competitividade do World Economic Forum, onde estamos em 34º lugar, e em que nas 10 primeiras posições temos vários países europeus, como Holanda, Suíça e Alemanha, que têm um PIB per capita superior a duas vezes o Português.

Se compararmos a nossa atratividade de investimento estrangeiro com os nossos congéneres europeus, ficamos novamente nos últimos lugares de ranking.   

Todos estes maus resultados são o sintoma da causa raiz, as leis pelas quais somos governados, que nos leva a falhar como país atrativo para investir e criar riqueza.

Temos que ser mais exigentes com os nossos governantes e não nos calarmos quando ouvimos políticos a produzir leis com crenças inspiradas em quem acredita que a Terra é plana. 

Partilhar