Orgulho nacional
T48 - Novembro 19

Manuel Serrão

Diretor do T
G

anhámos a Barcelona e Paris o direito a organizar em Portugal a nova edição na Europa do Congresso Mundial da ITMF, depois de mais de dez edições realizadas um pouco por todo o resto do mundo.

A candidatura vencedora a este evento de importância mundial da International Textile Manufacturers Federation, com sede na Suíça, partiu da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) mas contou com a parceria das câmaras do Porto, Matosinhos, Famalicão e Guimarães. A segunda vitória foi o Congresso ter registado um número recorde de inscrições (300 internacionais mais 60 portugueses), o que se ficou a dever à qualidade do programa e dos intervenientes, mas também à promoção que foi feita desta região de Portugal.

Confesso que mesmo sabendo que estas vitórias não foram fáceis, registo-as com agrado mas não me surpreenderam por aí além. Fui surpreendido por duas intervenções que também causaram um enorme espanto e admiração nas centenas de congressistas presentes. Estes homens de negócios de vários continentes, habituados a lidar com milhões e a participar em reuniões e congressos do mais alto nível, como podem imaginar, ficaram impressionados com as intervenções do Ministro Pedro Siza Vieira e do keynote speaker, Paulo Portas. Naturalmente mais curta a do Ministro, mas ambas prenderam os participantes pela fluência do inglês, pelo cuidado no conteúdo e pelo conhecimento que revelaram das magnas questões em discussão neste evento da ITMF.

No coffee break que se seguiu deambulei meia hora entre os participantes e todos os comentários que ouvi eram muito elogiosos das duas prestações. Admirados pela qualidade geral do Congresso e das intervenções do sector, como as de Mário Jorge Machado e Isabel Furtado, mas também pela enorme qualidade das intervenções políticas. Também lá fora muitos empresários duvidam destas capacidades nos políticos e talvez por isso a surpresa tenha sido ainda maior. Agora já estão de regresso aos seus países e não tenho a mais pequena dúvida que a percepção de Portugal no mundo vai subir mais uns furos. Junto de muita gente, mas sobretudo junto de gente que conta muito.

Partilhar