Longa vida à OEKO-TEX® !
T19 Abril 2017

Braz Costa

Director-Geral do CITEVE
E

ste mês, mais concretamente no dia 7 de abril, comemora-se em Zurique o 25º aniversário do rótulo OEKO-TEX®.

Há 25 anos, criava-se este sistema de certificação de produtos, com o objectivo fundamental de proteger os consumidores de substâncias nocivas à saúde, mas também com o objectivo de proteger os fabricantes e retalhistas de responsabilidades por eventuais danos causados na saúde dos consumidores.

É verdade que, de alguma forma, se pretendia também defender a produção europeia, ao limitar a entrada de produtos vindos de outras geografias e conotados com práticas de produção pouco ou nada cuidadas em matéria de toxicidade e de respeito pelo ambiente.

Foram necessários apenas dez anos anos para que se tornasse impossível manter o sistema OEKO-TEX® confinado à Europa. Cedo se tornou no mais importante sistema de certificação de têxteis do mundo, emitindo anualmente mais de 16 mil certificados a mais de dez mil empresas, dois terços das quais de países asiáticos.

O controlo da toxicidade em têxteis fazia todo o sentido em 1992, como faz no presente e continuará fazendo, porquanto novas moléculas vão sendo introduzidas nos processos de produção e maior conhecimento vai ficando disponível sobre os efeitos dessas moléculas na saúde humana.

No entanto, nestes 25 anos, novos desafios se colocaram à ITV. A nossa indústria passou a estar na mira de ONGs e opinion makers das áreas da ecologia. Organizações como a Greenpeace, que nos habituou a grandes manifestações públicas contra a energia nuclear, tornou-se extremamente ativa da defesa de alterações na forma de produzir têxteis, de molde a eliminar agressões ao meio ambiente.

Desta vez, esta organização não se limitou a manifestações de rua, arrastou consigo e comprometeu grandes marcas globais com esta causa.

Novos tempos, portanto. Tempos positivos para a ITV portuguesa que, tendo tido que adotar boas práticas ambientais pela força da lei, vê melhoradas as suas condições competitivas relativamente a empresas de geografias reconhecidas como praticantes de dumping ecológico.

Um quarto de século passado sentimo-nos orgulhosos de ter criado este sistema de certificação e de o termos adaptado continuamente às circunstâncias e às necessidades das empresas.
Durante anos, OEKO-TEX® foi símbolo de certificação de produto não nocivo à saúde (STANDARD 100 by OEKO-TEX®), mas aos 25 anos de idade, o sistema de Certificação OEKO-TEX® comporta já seis diferentes rótulos: um de certificação de produtos químicos (ECO PASSPORT by OEKOTEX®), dois de certificação de produtos (STANDARD 100 by OEKO-TEX® e LEATHER STANDARD by OEKO-TEX®), dois de certificação de processos (STeP by OEKO-TEX® e DETOX TO ZERO by OEKO-TEX®) e um para certificação e rastreabilidade de produtos seguros e sustentáveis (MADE IN GREEN by OEKO-TEX®.

Venham mais 25 anos, mas para já celebremos os 25 que já passaram. Em Zurique a festa esteve rija – bem merecia vinho português.

Partilhar