Como tornar o têxtil português mais sexy?
T44 - Junho 19

Rui Abreu

Co-fundador e director-geral
da Kortex
E

ra já a reta final da edição 2019 iTechStyle Summit e estava eu disfrutar dos últimos insights sobre as tendências que juntam a moda e a tecnologia, trazidas por Robin Caudwell, da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, quando uma pergunta da audiência, bem como uma inaudita resposta, me trouxe no caminho a pensar na têxtil português. Quando questionado do porquê do projeto Levi’s Commuter X Jacquard By Google, um casaco inteligente com múltiplas funções, não ter tido o retumbante sucesso que muitos esperariam, a sua resposta foi basicamente que os engenheiros da google não são designers. São muito bons, tudo funcionou, mas simplesmente, não souberam tonar o casaco suficientemente sexy.

Como engenheiro, ainda por cima do estilo google, senti-me provocado. Estas ligações entre o mundo da tecnologia e do têxtil nem sempre são pacíficas, tem sempre que haver algum sangue derramado como é da praxe, mas sempre achei que nesta questão dos wearables a junção dos dois colossos de cada mundo iria fazer faísca. E não fez… E quem ficou mal na fotografia foram os homens do hardware e do software. Permitam-me uma apologia da classe, pois uma coisa eu sei, os tipos da google aprendem rápido. Eles vão voltar em força e ter sucesso, podem disso ter a certeza.

Questiono-me, pois, se o nosso têxtil português, será suficientemente ágil e visionário para se apresentar ao mundo de forma mais sexy? Reconheço muitas qualidades abundantemente trazidas a lume nos fóruns da especialidade. Mas falta-lhe ainda aquele “je ne sais quois…”. Pois bem, juntando transparência, inovação e storytelling surge aquele toque absolutamente irresistível.

Transparência

Os consumidores, principalmente os Millennials, tornaram-se mais preocupados com a saúde e o bem-estar. Exigem mais informações e responsabilidade das marcas. Os governos responderam com regulamentos mais rigorosos, forçando mais divulgação de informações sobre produtos e fornecedores. Gerir a transparência da cadeia de fornecimento torna-se fundamental.

Inovação

Existe uma velha máxima que diz “Não é sensato transpor um abismo com dois saltos”. Pois vejo amiúde respeitáveis organizações, com vasta experiência, ficarem nesta matéria titubeantes, dando pequenos passos, por vezes dispersos e erráticos. Estou tentado a dizer que as hesitações vão ser pagas com um preço elevado.

Storytelling

É sabido que as pessoas nutrem um carinho especial por aquilo em que acreditam ou defendem. Já reconhecemos nalgumas empresas portuguesas o interesse genuíno no respeito pela utilização dos recursos. Outras, porém, ainda abordam a Sustentabilidade e a Economia Circular de uma forma incipiente e superficial.

Na Kortex acreditamos que a tecnologia terá um papel primordial na afirmação de um setor que não pode ter medo de estar na passerelle. Transparência, inovação e comunicação são elementos chave de uma peça que temos vindo a urdir laboriosamente, e que merece ser apreciada e tocada pelo mundo.

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