A ITV já tem os olhos postos na indústria 5.0
T22-23 Julho/Agosto

Braz Costa

Diretor-Geral do CITEVE
A

inda as revoluções industriais.… A têxtil foi pioneira da Industria 1.0 e sê-lo-à também da Indústria 5.0!!!

A Indústria 1.0 foi protagonizada pela têxtil no século XIX, impulsionada pelo aparecimento do primeiro tear mecânico em 1784.

Muito embora a indústria automóvel tenha sido pioneira da Indústria 2.0 – de que o grande ícone foi Henry Ford, a ITV seguiu-lhe os passos com a produção em massa de vestuário.

Na segunda metade do século XX, a ITV esteve na linha da frente da Indústria 3.0 aproveitando os avanços da eletrónica e da informática, automatizando e ligando processos a todos os níveis da cadeia de valor.

Mais uma vez, a ITV está entre os setores pioneiros da indústria 4.0, tal como tive oportunidade de escrever na última edição deste jornal.

Apesar do conceito parecer muito futurista, o que se pode constatar é que a ITV não só está de mangas arregaçadas na adoção da indústria 4.0, como sabe que se trata de um conceito incompleto e transitório, ainda que instrumental para uma visão mais completa do que deverá ser a indústria no contexto de uma sociedade focada nas pessoas.

A indústria têxtil não quer ser, e nunca será, uma indústria desumanizada e fria, já que vive exatamente da sensibilidade, da criatividade, das emoções…

A indústria têxtil manter-se-à como aquela que mais contribui globalmente para o emprego, para a inclusão, para a esperança de uma vida melhor de cada pessoa.

É exatamente por estes motivos que, acredito, será a ITV a grande precursora do embrionário conceito de Indústria 5.0: prioridade à utilização eficiente do trabalho das máquinas e das pessoas; contando em pleno com os avanços proporcionados pela indústria 4.0, mas que supletivamente não destruirá empregos nem a razão da existência das pessoas, outrossim convocará o que cada indivíduo tem de melhor para contribuir para o desenvolvimento.

Lá terá a ITV que ser pioneira mais uma vez. A ITV já tem os olhos postos na Indústria 5.0.

Partilhar