4 de Julho: Dia do Profissional Têxtil
T34 Julho & Agosto 18

Paulo Melo

Presidente da ATP
O

“Fórum da Indústria Têxtil” completa vinte edições, sendo, hoje, uma das principais conferências do sector, não apenas em Portugal, mas à escala internacional, posicionando-se não apenas como um espaço de integração da fileira relativamente aos temas mais importantes da atualidade, e que a afectam diretamente, mas antecipando tendências, numa lógica prospetiva, o que não é mais que, um continuar a acreditar, sobre o lugar que a indústria têxtil e vestuário nacional deverá ocupar no futuro.

Estamos, possivelmente, a estabilizar depois um ciclo longo de crescimento, em que a ITV nacional conseguiu sobreviver a um conjunto de choques competitivos dramáticos, que tudo indicava a iriam fazer soçobrar. Sobreviveu, reestruturando-se, reinventando-se, apostando em novos “drivers” competitivos, evitando a destrutiva concorrência pelo preço, entre os quais pontificaram o design, a inovação tecnológica, a intensificação do serviço ao cliente e a expansão internacional; mas, sobreviveu, essencialmente, porque os seus empresários, quadros e trabalhadores, os seus profissionais em suma, desejaram que assim fosse. Desejaram viver. Sem o elemento humano, que, pela sua vontade, persistiu em continuar, quando todas as circunstâncias e probabilidades estavam contra, não seria possível, nos dias de hoje, contar com uma indústria organizada em “cluster”, dinâmica e moderna, a lutar por um futuro risonho, algo que há dez anos atrás parecia uma fantasia impossível de conquistar.

Por tudo isto, e porque a indústria se prepara para enfrentar um choque que a definirá nas próximas décadas, consubstanciado na sua plena integração na economia digital, que será a matriz do mundo, a ponto de não contemplar sequer na sua equação aquelas que a falharem, a “ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal” quis celebrar as vinte edições da sua grande conferência anual, que igualmente coincidem com os 15 anos da fusão associativa que lhe deu lugar, sem o que este sector não teria tido a oportunidade de ser o que hoje é, agindo estrategicamente lançando o dia 4 de julho de cada ano como o dia do “profissional do têxtil e vestuário”, homenageando assim o insubstituível papel que o factor humano teve, tem e terá, na moldagem do sector e na construção do seu destino.

Mais que tudo o resto, a ITV portuguesa é o que são as mulheres e os homens que nela trabalham, desde o mais modesto e anónimo colaborador, passando pelos seus quadros, técnicos, investigadores e criativos, ao mais notável dos seus empresários ou criadores de moda.

Em todos eles confiamos, para que – não importa o paradigma em que tenhamos que viver e a que nos adaptar – o futuro acabe por ser um lugar mais feliz do que o passado, sem deixarmos de reverenciar o seu legado.

Mas mais que tudo queremos deixar um tributo a todos os clientes do sector têxtil e vestuário, nacionais e internacionais, que acreditaram e continuam a acreditar no sector, e que, sem eles nada disto seria possível, valorizando permanentemente os nossos produtos através do Made In Portugal e reforçando cada vez mais a imagem de Portugal nos mercados internacionais.

Que o dia 4 de julho de cada ano, com orgulho e consequência, nos lembre a razão porque estamos aqui, de onde viemos e o caminho que faltará sempre percorrer. Para almejarmos sempre mais e sermos sobretudo melhores.

Partilhar