T28 Janeiro 2018
Corte & costura

Júlio Magalhães

Prémio da Selectiva
A Ponto por Ponto é a empresa de confecção infantil com mais presenças no Modtissimo
Sílvia Marques

É uma das sócias da Ponto por Ponto e responsável pelo departamento comercial. Encabeça a jornada para a exportação que esta marca de roupa para criança começou em 2006, com o objetivo de dar a conhecer ao mundo a excelência do têxtil português.

C
C

onsigo e com a sua marca é sempre tudo direitinho, tudo ponto por ponto?

Eh, eh, eh… Comigo é sempre tudo direitinho 😉 …com a marca tentamos ser o mais profissionais possível, não deixando escapar ponto algum.

A roupa de criança foi uma opção de vida já depois de adulta, ou sempre sonhou trabalhar no sector desde pequenina?

A minha formação académica nada tem a ver com têxteis. Em pequena era uma Maria Rapaz e nunca gostei de brincar com bonecas. Eu era mais bolas e saltar ao elástico. A roupa de criança nunca foi opção, aliás sempre tentei fugir dela, mas vim cá parar por destino… Claramente foi uma opção depois de adulta.

Quem conta um conto, acrescenta um ponto, diz o povo. E a Ponto por Ponto o que acrescenta em Portugal e no resto do mundo ?

Em Portugal e no resto de mundo tentamos impor a nossa marca cerimonial/casual chic, de bébé e criança. A Ponto por Ponto tem o desejo e expectativa de aumentar a carteira de clientes no mercado europeu. O objectivo é crescer e contribuir para a afirmação do têxtil português, como o melhor do mundo.

Já sabemos que o mercado nacional não tem segredos para si. A recente ida à Fimi de Madrid marca o começo da internacionalização da marca ?

Sim, é verdade, o mercado português já não tem grandes segredos para nós. A ida à Fimi faz parte do trabalho de internacionalização que já começamos desde 2006. Participamos noutras feiras em Espanha e tencionamos tentar outros certames pelo resto da Europa.

Ser mulher e trabalhar na ITV em Portugal é diferente para melhor, pior ou isso já é indiferente?

Ser mulher ajuda neste ramo. Somos mais sensíveis e temos o lado maternal a nosso favor. Trabalhar em Portugal é trabalhar no país com maior e melhor têxtil do mundo.

Foi homenageada na Gala dos 25 anos da Selectiva Moda. O que significou para si esse troféu ?

Fui homenageada e senti-me, em nome da Ponto por Ponto, muito lisonjeada. O troféu significa que o trabalho árduo dá frutos.  As vezes não é tão imediato como desejaríamos. O apoio de associações como a Selectiva também ajuda e muito. A Ponto por Ponto é uma empresa familiar que luta muito para se mostrar ao mundo como uma marca cerimonial de prestígio e elegância, com um estilo próprio e design inovador. As crianças merecem…

Perfil

Sócia das três irmãs na Ponto por Ponto, onde é responsável pelo departamento comercial. Engenheira electrotécnica (Politécnico de Tomar), começou a carreira profissional na área de automação e linha de montagem. Tem seis sobrinhos ("já tenho sobrinhos-netos"). Nos tempos livres diverte-se a andar de bicicleta e a passear as suas cadelinhas.

Partilhar