T 32 Maio 2018
Corte & costura

Júlio Magalhães

Pronta para os desafios
“Mar calmo nunca fez bom marinheiro” é um dos lemas de Sara Oliveira
Sara Oliveira

A carreira desportiva deu-lhe a experiência necessária para poder mergulhar nas águas agitadas da indústria da moda e Sara Oliveira, ex-campeã de natação do FC Porto, marca agora pontos como designer.

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nde é que achas que as águas estão mais calmas ? Na piscina das Antas, no mar de Leça ou na tua nova vida na moda?

Todas as águas são turbulentas, dependendo da capacidade de cada um em lidar com elas. Nas piscinas, houve momentos “flat” e outros de muita ondulação, às vezes a favor, outras contra maré. O mesmo deverá acontecer com o mar de Leça e nesta fase mais recente da minha vida na moda. Mas como diz o ditado “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”  – e com tanta aventura estarei pronta para navegar em qualquer tempestade.

 

Quando andavas ocupada a ser campeã e a coleccionar medalhas na natação, alguma vez já te tinha passado pela cabeça trabalhar neste mundo dos trapos?

Nado desde os meus seis anos. Os trapos aconteciam em casa de forma autodidata. Quando a natação começou a deixar de fazer sentido, surgiu a necessidade de explorar mais esta área da moda que tanto me fascinava, acreditando que ela poderia colmatar a adrenalina e desafios diários a que estive exposta toda a minha vida.

 

Como correu a tua experiência no Brand Up do Portugal Fashion?

Na fase final do curso, em regime de estágio curricular, integrei como júnior designer a equipa do Carpo Studio, um estúdio de Arquitetura e Design, fundado e coordenado pelos irmãos João Pontes e Carla Pontes onde experienciei a realidade portuguesa deste mundo dos trapos. O Brand Up e a apresentação da colecção de Outono-Inverno 18/19 culminaram com o final desse estágio. O Brand Up foi um dos momentos de avaliação, onde todo o trabalho de seis meses é colocado fora de portas, onde se sentem os primeiros feedbacks. Um momento de grande importância para uma marca que pretende crescer.

 

Como está a correr o relacionamento com a indústria na fase da produção ou ainda conseguem fazer tudo dentro de portas?

O Carpo Studio tem uma relação bastante próxima com a indústria produtiva.

 

Em termos de ponto de vendas há alguma estratégia de abertura de lojas próprias a médio ou longo prazo?

Na época natalícia, a marca Carla Pontes abriu uma Pop Up Store em Barcelos. Foi uma experiência muito positiva. O futuro é pensado e programado pela Carla e pelo João. Como junior designer estou lá para por mão à obra em todos os projectos.

 

Perfil

Júnior designer da marca Carla Pontes, durante mais de 20 anos de carreira desportiva como nadadora, participou em dois Jogos Olímpicos (2008 e 2012), bateu mais de 20 recordes nacionais e por oito vezes consecutivas venceu título nacional de clubes em representação do FC Porto. Com formação em Design de Moda no Modatex Porto, decidiu saltar das piscinas para o mundo da moda

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